GERAÇÃO Z E O RELACIONAMENTO COM INFLUENCIADORES(AS) DIGITAIS: UM ESTUDO A PARTIR DAS TEORIAS DA RELAÇÃO PARASSOCIAL E DO APEGO EMOCIONAL
Influenciador(a) Digital. Seguidor. Relacionamento. Relação Parassocial. Teoria do Apego Emocional. Geração Z.
Usuários de mídias sociais ganharam fama online, expressa por um número significativo de seguidores, a partir da construção de perfis de mídia social atraentes e informativos. Eles estabeleceram uma identidade online e fortes conexões emocionais, sendo intitulados de influenciadores digitais, ao impactarem decisões, opiniões e comportamentos de suas audiências, mediante relacionamentos estabelecidos e desenvolvidos com elas no ambiente virtual. Diante disso, esta pesquisa investiga como se dá o relacionamento entre seguidor(a) da geração Z e influenciadores(as) digitais. Para isso, utilizamos as teorias da Relação Parassocial e do Apego emocional, como constructos e base teórica. Em se referindo à geração Z, pontuamos a necessidade de discutir e entender como essa geração, marcadamente contemporânea, pode contribuir no entendimento das relações e interações que se estabelecem no cenário das mídias sociais. Tal geração é considerada totalmente digital, tendo seu comportamento afetado por milhares de informações advindas das mídias sociais e propagadas com mais alcance pelos(as) influenciadores(as) digitais. Diante disso, a pesquisa terá um caráter qualitativo, com inspiração fenomenológica, tendo como lócus de pesquisa digital o Instagram. Em busca de uma melhor compreensão e aprofundamento do fenômeno, utilizaremos como instrumento de coleta dos dados entrevistas narrativas em profundidade. Para análise das entrevistas pretende-se utilizar a Análise Narrativa Dialógica. A pesquisa poderá preencher lacunas existentes na literatura, como, por exemplo, as fases que constituem a relação seguidor-influenciador(a), os elementos constituintes de cada uma das fases, em que fase a relação parassocial se estabelece e em que momento se desenvolve o apego emocional. Além disso, os achados e resultados poderão viabilizar e otimizar a sustentabilidade do marketing de influência, tanto em termos teóricos quanto práticos.