PPGGIC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, INOVAÇÃO E CONSUMO - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: AZENATY ALIAN LEITE DE SOUZA LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AZENATY ALIAN LEITE DE SOUZA LIMA
DATA : 07/12/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Google Meet - G Suite
TÍTULO:

A RELAÇÃO ENTRE A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA, EFETIVIDADE PERCEBIDA E SACRIFÍCIO NA INTENÇÃO DE COMPRA DE MODA SUSTENTÁVEL PELO CONSUMIDOR: um estudo no APL de confecções de Pernambuco


PALAVRAS-CHAVES:

Moda Sustentável. Sacrifício. Consciência ecológica. Efetividade Percebida do Consumidor.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

Este estudo buscou investigar a influência da consciência ecológica, da efetividade percebida
do consumidor e da disposição ao sacrifício sobre a intenção de consumo de moda sustentável
dos consumidores do APL de confecções de Pernambuco. Ressalta-se que a abordagem da
disposição ao sacrifício nesta pesquisa amplia a perspectiva que considera o sacrifício apenas
com a percepção de elementos negativos. Para alcançar a diretriz do estudo, foi realizada uma
pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não
probabilística. A coleta de dados realizou-se por meio de um survey online, distribuído pela
técnica snowball. A amostra obteve 362 respondentes e utilizou a Modelagem de Equações
Estruturais para análise dos dados. Os resultados obtidos destacam que a intenção de compra
de moda sustentável, no APL de confecções do Agreste, é influenciada pela consciência
ecológica, pela efetividade percebida do consumidor e pela disposição ao sacrifício.
Adicionalmente, destaca-se o papel de influência do construto disposição ao sacrifício como
preditor da intenção de compra de moda sustentável, evidenciando que os consumidores estão
dispostos a sacrificar algo em prol do meio ambiente por meio do consumo de produtos de moda
sustentável. Este estudo suscita contribuições científicas e práticas. No que se refere às
contribuições científicas, constata-se que o estudo se apresenta como inédito aprimorando ainda
mais o papel do conhecimento no contexto, ao analisar os construtos e sua relação com o
consumo de moda sustentável, demonstrando a importância destes como preditores, bem como
as inter-relações com os construtos. Além de preencher uma lacuna teórica sobre o gap
consciência ecológica-intenção de compra e uma lacuna geográfica com uma pesquisa realizada
em um país emergente. Em relação às contribuições práticas, as empresas poderão utilizar essas
informações para a tomada de decisões acerca da delimitação de segmento de mercado, do tipo
de produto a ser ofertado e na elaboração das estratégias de comunicação, de forma que sejam
mais assertivas para esse potencial público-alvo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1670188 - CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
Externo à Instituição - MARCUS AUGUSTO VASCONCELOS ARAÚJO - UPE
Interna - 1361593 - MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
Notícia cadastrada em: 06/12/2022 10:33
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