PPGGIC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, INOVAÇÃO E CONSUMO - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: JUCÉLIA IVONETE DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUCÉLIA IVONETE DOS SANTOS
DATA : 29/11/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet - G Suite
TÍTULO:

AS INOVAÇÕES PRESENTES NAS MICRO E PEQUENAS DROGARIAS DO MUNICÍPIO DE CARUARU-PE: UMA ANÁLISE VOLTADA PARA AS CAPACIDADES DE GESTÃO E COMERCIALIZAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Inovação. Micro e pequenas empresas. Drogarias. Capacidade de gestão. Capacidade de comercialização.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) desempenham um papel importante para a economia,
principalmente para a geração de empregos. No entanto, tais empresas vêm enfrentando um
mercado cada vez mais competitivo. Desse modo, com o intuito de destacar as atividades e o
processo de inovação, o presente estudo teve como objetivo discorrer sobre o processo
inovativo das micro e pequenas empresas do ramo de drogarias situadas no município de
Caruaru-PE por meio da análise das suas capacidades de gestão e comercialização. Para tanto,
o tipo de pesquisa que melhor se adequa ao fenômeno em estudo é a de natureza descritiva,
com enfoque analítico qualitativo. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de
entrevistas semiestruturadas desenvolvido pela autora baseando-se no estudo de Reichert,
Camboim e Zawislak (2015) e conforme protocolo de pesquisa elaborado ao longo do estudo.
A análise e interpretação dos dados foram realizadas através da análise de conteúdo de Bardin
(2011). Os resultados mostram que as habilidades e rotinas gerenciais e de comercialização que
ajuda afastar as drogarias das ameaças do comercio contribuem para a capacidade de inovação,
replicando a teoria de que os elementos que auxiliam a pequena empresa a enfrentar a
concorrência são mais de ordem operacional e comportamental, em vez dos recursos materiais
e estratégicos típicos das grandes redes. Ou seja, as práticas inovadoras como a valorização do
bom relacionamento com clientes e fornecedores, o compartilhamento da divisão internas de
tarefas, decisão de forma coletiva e melhorias reativas, todos entendem que isso é fundamental
para conseguir vantagem competitiva dentro do setor. Com isso, conclui-se que nas micro e
pequenas empresas, a inovação pode ser percebida em várias ações desenvolvida dentro da
organização, como, nos processos de decisão, nas mudanças estruturais, em novas ideias e
criatividade, como também nas melhorias no serviço prestado e no cuidado com os clientes e
fornecedores.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2826584 - ANTONIO DE SOUZA SILVA JUNIOR - nullInterno - 1962553 - JOSE LINDENBERG JULIAO XAVIER FILHO
Presidente - 3890814 - NELSON DA CRUZ MONTEIRO FERNANDES
Notícia cadastrada em: 28/11/2022 18:17
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