NEGÓCIOS PERIFÉRICOS E GESTÃO ORDINÁRIA: UM OLHAR A PARTIR DAS REDES DE MULHERES FACCIONISTAS DA FEIRA DA SULANCA.
Gênero; Redes de negócios; Gestão Ordinária; Feira da Sulanca; Confecção.
O objetivo desse estudo é analisar as redes de negócios das mulheres faccionistas que atuam na feira da Sulanca em Caruaru-PE a partir da gestão ordinária. Justifica-se que diante dos trabalhos existentes sobre o “Agreste pernambucano das confecções” há uma lacuna no que tange às mulheres desta feira e as redes de negócios que estão conectadas desde o surgimento da mesma até os dias atuais, onde as mulheres predominam como força do trabalho no contexto periférico da confecção, nos empreendimentos informais conhecidos como facções. Assim, dar-se-á a partir de um estudo de caso com lócus na Feira da Sulanca, através da realização de entrevistas semiestruturadas e observação não participante com mulheres faccionistas que possuam negócios na Feira. Com a análise de conteúdo dos dados obtidos, pretende-se mapear as redes de negócios das mulheres faccionistas da Sulanca, além de conhecer o funcionamento das redes de apoio dessas mulheres, verificando as práticas de gestão ordinária e os impactos e benefícios das relações em redes. Espera-se como contribuição prática que esse trabalho possa reunir informações para auxiliar na formulação de políticas públicas para as mulheres feirantes, como planejamento e tomadas de decisões, engajando as redes de negócios das mesmas.