PPGGIC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, INOVAÇÃO E CONSUMO - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO FELIPE DE SA QUEIROZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PEDRO FELIPE DE SA QUEIROZ
DATA : 30/06/2022
LOCAL: Google Meet - G Suite

O ESPAÇO-OUTRO DA FEIRA DE CARUARU: Como as práticas de consumo conformam esse espaço heterotópico?

Espaço heterotópico. Feira de Caruaru. Consumidores. CCT.

Caracterizadas por serem uma das formas de comercialização de produtos mais antigas e tradicionais, as feiras livres são desempenham um papel fundamental na consolidação econômica, cultural e social no ambiente em que estão inseridas (MOTA, FERREIRA, MORALES, 2020). Fundamental para o surgimento da cidade, a importância da Feira de Caruaru para a cidade e região circunvizinha, sendo uma das feiras mais importantes do país, tombada, em 2006, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN como patrimônio cultural imaterial brasileiro. Assim, a feira, com relação a sua disposição espacial, em determinado dia da semana, ocupa um lugar nas ruas da cidade de Caruaru e a transforma, a partir de relações de consumo e suas singularidades. Podemos entender que a feira funciona como um contra-espaço, um lugar imaginado, um espaço heterotópico ao qual Foucault caracteriza por lugares que estão fora de todos os lugares, embora sua localização geográfica possa ser claramente determinada na realidade. Desta forma, partiremos de um estudo qualitativo, após construção do arquivo e através de uma Análise de Discurso Foucaultiana (ADF), desvelaremos como as práticas de consumo conformam a cultura desse espaço heterotópico. Potencialmente esperamos contribuir com a abordagem da CCT no contexto de uma existência cultural embasada por relações de consumo no espaço da feira que possuem uma relevância econômica, cultural e social, que constituem a vida da própria cidade que a cedia.

Externo à Instituição - BRUNO RAFAEL TORRES FERREIRA
Interno - 1780109 - ELIELSON OLIVEIRA DAMASCENA
Presidente - 1727984 - FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA
Notícia cadastrada em: 27/06/2022 13:00