METACOMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS: A FORMAÇÃO TÉCNICA DE ADMINISTRAÇÃO DE JOVENS NO AGRESTE PERNAMBUCANO
Empreendedorismo; Competências empreendedoras; Educação Empreendedora; Empregabilidade.
A Educação Empreendedora demonstra importância ao contribuir na formação de profissionais e na geração de inovação em empresas. Entretanto, enfrenta desafios de implementação e funcionamento nas instituições de ensino. No Brasil, o empreendedorismo foi introduzido na educação básica em 2018, visando formar empreendedores e impulsionar startups. Em Pernambuco, ensino técnico durante o ensino médio prepara os estudantes para o mercado de trabalho. Contudo, ainda deixa lacunas importantes. Esta pesquisa propõe investigar como o ensino de competências empreendedoras nos cursos técnicos de Administração Agreste pernambucano acontece, tendo por base o EntreComp Framework. A pesquisa visa preencher lacunas na literatura brasileira sobre Educação Empreendedora na educação básica e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do estado. Discutindo, a partir disso, a importância das competências empreendedoras, das metacompetências e da empregabilidade. Destacando também a necessidade de desenvolver habilidades técnicas e comportamentais para o mercado de trabalho contemporâneo. O empreendedorismo no ensino médio visa formar jovens inovadores e proativos para o mercado de trabalho atual. A pesquisa ressalta a importância de integrar o empreendedorismo desde a educação básica, garantindo que todos tenham acesso às competências essenciais alinhadas às demandas do século XXI. Para compreender a formação do empreendedorismo nas escolas técnicas do Agreste pernambucano, a pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Serão realizadas entrevistas com professores e estudantes egressos, bem como a análise documental do currículo do curso. A análise de conteúdo será empregada para interpretar os dados, buscando compreender as práticas docentes, ouvir discentes egressos e identificar o fomento do empreendedorismo.