Identificação e Análise das Barreiras à Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação nas práticas educacionais das Escolas Técnicas Estaduais do Agreste de Pernambuco
Barreiras à integração tecnológica.Tecnologias da informação e comunicação. Educação. Inovação
A sociedade atual está inserida em um ambiente altamente conectado, percebe que as tecnologias surgem e se modificam de forma acelerada a fim de acompanhar as demandas existentes. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as barreiras à integração tecnológica nas Escolas Técnicas Estaduais (ETE) do Agreste Pernambucano. As barreiras são entendidas como desafios encontrados frente à integração tecnológicas e a identificação destas barreiras possibilitará uma melhor inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação. A metodologia utilizada será uma pesquisa qualitativa e exploratória, por meio de entrevistas semiestruturadas, que ocorrerá com os professores do curso de Administração da modalidade presencial, o método de amostragem será por conveniência. Para análise dos dados será utilizada a análise de conteúdo, por meio da categorização dos objetivos específicos estabelecidos na introdução. Os resultados encontrados possibilitarão desenvolver um Framework para a análise das barreiras no uso da inovação tecnológica nas práticas educacionais, bem como elaborar um plano de ação e apresentá-los a Gerência Regional de Educação (GRE), visando contribuir com a prática e eficiência do uso das TIC’S na educação profissional.