ANTECEDENTES DA INTENÇÃO DE USAR PRODUTOS INTELIGENTES SUSTENTÁVEIS
Intenção de uso; Produtos inteligentes; Sustentabilidade; Inovação; Tecnologia sustentável.
Este estudo investigou a interação entre difusão, aceitação e uso de tecnologias inovadoras como antecedentes à intenção de uso de produtos inteligentes sustentáveis em um contexto doméstico. Para atingir esse objetivo, conduziu-se uma pesquisa quantitativa descritiva com uma amostragem não probabilística. A coleta de dados ocorreu por meio de um survey online, distribuído pela técnica snowball, com amostra final de 283 respondentes. Empregando a Modelagem de Equações Estruturais para analisar os dados. Os resultados apontam que a plena utilização dos recursos tecnológicos se destaca como uma abordagem viável para contribuir para a mitigação dos riscos ambientais. Reforçando a associação entre produtos inteligentes e sustentabilidade, que muitas vezes é focada apenas em benefícios egocêntricos e utilitários. Este estudo revela a importância da interconexão entre aceitação, adoção e difusão de tecnologias inovadoras como determinantes da intenção de uso de produtos sustentáveis.Ao unir teorias consolidadas, este estudo proporciona insights valiosos para compreender as intenções dos consumidores. Estendendo suas contribuições científicas à psicologia cognitiva e organizacional, ao marketing e ao comportamento do consumidor. As contribuições práticas, sugerem direcionar esforços para aprimorar processos, especialmente no âmbito do marketing, contribuindo assim para a sociedade e as empresas se alinharem a práticas mais sustentáveis.