PPGGIC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, INOVAÇÃO E CONSUMO - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: JONATAS ARIEL SIMOES MARTINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JONATAS ARIEL SIMOES MARTINS
DATA : 29/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet - meet.google.com/kbs-ysdj-xax
TÍTULO:

OS VALORES SOCIAIS, A ATITUDE FRENTE AS MÍDIAS SOCIAIS, O MATERIALISMO E A PROPENSÃO AO ENDIVIDAMENTO DOS CONSUMIDORES


PALAVRAS-CHAVES:

Atitude frente às mídias. Valores Sociais. Materialismo. Propensão ao endividamento. Comportamento de consumo.


PÁGINAS: 61
RESUMO:

No âmbito da investigação da relação entre o endividamento e o comportamento do
consumidor, diversos são os fatores que podem contribuir para uma situação de propensão ao
endividamento. Nesse sentido, o presente estudo visa investigar a relação entre a atitude frente
às mídias sociais (AMS), o materialismo (M), os valores sociais (VS) e a propensão ao
endividamento (PE). Para tanto, este estudo assumiu um caráter quantitativo, descritivo e
confirmatório, com levantamento de campo feito a partir de uma pesquisa survey, utilizando de
um questionário estruturado no Google Forms com 30 assertivas. Todas as informações obtidas
através do instrumento de coleta foram organizadas em um banco de dados eletrônico, rodado
nos softwares estatísticos Statiscal Package for the Social Science – SPSS e AMOS, por meio
de estatísticas descritivas de frequência, e as relações estabelecidas no estudo, bem como as
hipóteses, foram testadas através da aplicação de modelagem de equações estruturais – MEE.
Através dos resultados obtidos, 4 hipóteses foram suportadas e 2 hipóteses foram refutadas. No
que se refere às contibuições teóricas, este estudo se mostrou inédito uma vez que não foram
encontradas pesquisas que abordagem semelhante e que correlacionem o materialismo, os
valores sociais e a atitude frente as mídias sobre a propensão ao endividamento em um mesmo
estudo. Quanto as contribuições práticas, este estudo se apresenta relevante na medida em que,
cada vez mais, o compartilhamento rituais de consumo através das mídias sociais tem
impulsonado o comportamento de compra dos indivíduos, principalmente no campo de
consumo de produtos de moda.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1670188 - CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
Externo à Instituição - MARCUS AUGUSTO VASCONCELOS ARAÚJO - UPE
Interna - 1361593 - MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
Notícia cadastrada em: 28/08/2023 10:43
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