PPGGIC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, INOVAÇÃO E CONSUMO - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: HANNAH MARIA SOARES DE FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HANNAH MARIA SOARES DE FREITAS
DATA : 31/08/2023
LOCAL: Google Meet - https://meet.google.com/qgq-gehv-gzt
TÍTULO:

ANTECEDENTES DA INTENÇÃO DE USAR PRODUTOS INTELIGENTES SUSTENTÁVEIS


PALAVRAS-CHAVES:

Intenção de uso; Produtos inteligentes; Sustentabilidade; Inovação; Tecnologia sustentável.


PÁGINAS: 55
RESUMO:

A concentração elevada de pessoas em centros urbanos tem impactado as condições humanas e ambientais devido às grandes emissões de gases de efeito estufa e à eliminação de resíduos. A economia linear, tem colocado em risco os recursos naturais e o equilíbrio ambiental global. Diante dos problemas ambientais crescentes, a adoção de medidas para redução desses impactos é essencial, e o consumo sustentável tem ganhado atenção significativa de estudiosos e profissionais. Nos últimos anos, tem-se observado um aumento no número de pessoas que buscam adotar hábitos de consumo mais ecológicos e ecológicos. Essa mudança de comportamento reflete uma maior consciência ambiental e a percepção dos produtos verdes como ecologicamente corretos. A proposta desta pesquisa visa aprofundar o entendimento sobre os fatores que influenciam a intenção dos consumidores em adotar produtos saudáveis, considerando o contexto de países em desenvolvimento. Os produtos inteligentes são aqueles que combinam tecnologia com um design ecológico e consideram seu impacto ambiental ao longo de seu ciclo de vida.  Para fundamentar essa investigação, serão integradas a Teoria da Difusão da Inovação (TDI) e a Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia (TUAUT 2). O TDI aborda as características da inovação percebidas pelos indivíduos, enquanto a TUAUT 2 examina os fatores psicológicos que motivaram as intenções comportamentais de usar uma tecnologia. Além disso, a Teoria do Comportamento Planejado (TCP) será incluída para reforçar o modelo, analisando a atitude favorável à inovação e a intenção de uso de produtos inteligentes. Espera-se que esta pesquisa contribua para ampliar a compreensão do comportamento do consumidor e fornecer insights para empresas e profissionais de marketing. Além disso, os resultados podem auxiliar na promoção do desenvolvimento sustentável, cumprindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU, seguindo em direção a uma economia mais sustentável. Será realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não probabilística. A coleta de dados será realizada por meio de um survey online, distribuído pela técnica snowball. A amostra terá o mínimo de 300 respondentes e será utilizada a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados obtidos.



MEMBROS DA BANCA:
Interna - 3089449 - KARINA DA SILVA CARVALHO MIKOSZ
Presidente - 1639834 - MARCONI FREITAS DA COSTA
Externa à Instituição - OHANA TRAJANO BARBOSA - UEPB
Notícia cadastrada em: 23/08/2023 14:20
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