PPGGIC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, INOVAÇÃO E CONSUMO - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: EMERSON PHILIPE SINESIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMERSON PHILIPE SINESIO
DATA : 25/05/2023
LOCAL: Google Meet - https://meet.google.com/ekx-entq-wth
TÍTULO:

ESTUDO DA ACEITAÇÃO E USO DE TECNOLOGIA APLICADA A INOVAÇÕES NO LAST MILE: uma avaliação dos e-consumidores do setor de vestuário


PALAVRAS-CHAVES:

Percepção dos consumidores; última milha; inovações em serviços; veículos autônomos.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

O comércio eletrônico cresceu significativamente com índices de vendas triplicados globalmente. Entretanto, para satisfazer as necessidades dos clientes de compras on-line, estima-se que até 2030 o congestionamento nas cidades deve aumentar em 21% e consequentemente as emissões do tráfego de entrega serão agravadas cerca de 32% (WEF, 2020). Assim, diante do desenvolvimento da urbanização, dado o crescimento populacional, as cidades enfrentam desafios significativos relacionados aos números de veículos circulando em áreas urbanas, já que grande parte das mercadorias são entregues por transportes rodoviários (Kant et al., 2015). Essa mudança de comportamento social está causando uma super demanda para a logística urbana, acarretando em novos desafios e custos associados. Em canais do e-commerce que operam diretamente com o consumidor final, vários estudos reforçam a criticidade que as entregas de última milha impõem à eficiência no comércio eletrônico, considerando o modelo tradicional de transporte rodoviário, como altas taxas de congestionamento, aumento da fragmentação para atender às demandas dos clientes, altos custos para o cliente e varejista, principalmente por conta da alta do diesel e falta de infraestrutura logística dedicada, por exemplo, centros de distribuição (Cárdenas, Beckers & Vanelslander, 2017; Janjevic & Winkenbach, 2020; Villa & monzón, 2021). Diante desse panorama, o desenvolvimento das vendas online colocou a logística na linha de frente das jornadas de compras dos consumidores (Rai et al., 2021). Esta pesquisa, por sua vez, objetiva analisar os fatores que influenciam a aceitação de veículos autônomoscomo inovação de last mile na perspectiva dos consumidores do setor de vestuário que residem na cidade de Caruaru e que realizam compras de vestuário em plataformas digitais, de modo que a aceitação é mensurada a partir de uma tecnologia disruptiva que ainda não foi implementada ao setor, os veículos autônomos, como drones e veículos elétricos sem motorista. Estas inovações trazem fortes benefícios econômicos e ambientais e, que possam ser interessantes para determinados tipos de clientes, uma vez que, entender a opinião do cliente final é fator preponderante para o gerenciamento de uma logística de entrega eficiente e eficaz mesmo antes dessa nova tecnologia ser implementada.



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - VILMAR ANTONIO GONÇALVES TONDOLO - UFPel
Interno - 1174724 - ANDERSON TIAGO PEIXOTO GONCALVES
Interno - 1145055 - JULIO CESAR FERRO DE GUIMARAES
Presidente - 2890722 - MARCELE ELISA FONTANA
Notícia cadastrada em: 24/05/2023 14:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08