ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA HOSPITALAR: CONTRIBUIÇÃO PARA A AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS
FARMACÊUTICOS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA CONCRETA
Assistência farmacêutica hospitalar; Avaliação em saúde;
Dimensões da qualidade; Modelo Teórico; Indicadores em saúde.
A garantia do acesso a medicamentos constitui elemento fundamental da
assistência farmacêutica no Brasil. Além dele, é prerrogativa das políticas nacionais
o uso racional de medicamentos. Nesse contexto, a assistência farmacêutica
hospitalar (AFH) abrange uma série de serviços especializados, com atividades
sendo realizadas a todo tempo nos hospitais públicos e privados do país, mas que
têm recebido menor atenção que aquela conferida à assistência farmacêutica
ambulatorial. Esses serviços da AFH necessitam de avaliação e, muitas vezes, de
adequações para que haja qualidade no atendimento ao usuário hospitalizado.
Assim, o objetivo desta tese é contribuir para a avaliação da assistência
farmacêutica hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da experiência
de avaliação dos serviços farmacêuticos do Hospital de Referência em Hematologia
do Estado de Pernambuco (HEMOPE). Foram investigados indicadores voltados à
prática da assistência farmacêutica hospitalar seguindo as dimensões da qualidade
propostas por Donabedian: Estrutura, Processo e Resultados. Devido à escassez
de estudos na literatura científica, realizou-se uma revisão de escopo sobre
métodos e indicadores de resultado da assistência farmacêutica hospitalar. Após
esta revisão, foi elaborada uma matriz de indicadores e aplicada à avaliação da AFH
do HEMOPE, considerando as três dimensões mencionadas e um modelo-lógico
construído para explicar as relações entre insumos, atividades, produtos e
resultados da farmácia hospitalar. Analisando-se a conformidade da AFH em
relação aos 65 indicadores da matriz, obteve-se para estrutura, processo e
resultado, 50,0%, 48,5% e 0,00% de conformidade, respectivamente. A última etapa
do trabalho foi a avaliação da assistência farmacêutica desse hospital, segundo a
perspectiva de usuários que acessam o serviço de dispensação ambulatorial de
medicamentos. Nessa etapa, verificou-se elevado nível de satisfação dos
entrevistados com esse serviço, embora houvesse preocupação com a
disponibilidade dos medicamentos e desagrado com a ocorrência de filas e com o
espaço da sala de espera, considerado pequeno para a demanda. Constatou-se a
necessidade de aprimoramento desses aspectos estruturais relacionados à
dispensação de medicamentos, assim como do papel do farmacêutico em sua
realização. Com o conjunto das informações produzidas, foi possível elaborar um
Plano de Intervenção para aperfeiçoar a AFH do HEMOPE, que é um hospital
relevante na prestação de serviços especializados em onco-hematologia para o
SUS, em nível regional, a fim de melhorar a qualidade do atendimento prestado à
população e de otimizar o uso dos escassos recursos desse sistema. Por fim, a
partir dessa experiência de avaliação da AFH do HEMOPE, esta tese também
contribui para a avaliação dos serviços farmacêuticos de hospitais do SUS, ao
sistematizar métodos aplicáveis a essa finalidade.