PPGSC-CCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA - CCM CENTRO DE CIENCIAS MEDICAS - CCM Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELLY COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GISELLY COSTA
DATA : 04/08/2022
LOCAL: PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM SAUDE COLETIVA

(IN)SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL E USO DE AGROTÓXICOS NO BRASIL: DESAFIOS PARA UMA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

Segurança Alimentar; Agrotóxicos; Indicadores de

Desenvolvimento Sustentável; Vulnerabilidade Social.

O Brasil é considerado um dos principais produtores de alimentos no mundo. Parte elevada da população no país não tem acesso básico a alimentos em quantidade suficiente para manutenção da saúde e bem-estar enquadrando-as em situações de insegurança alimentar e nutricional. Uma extensa parte da agricultura brasileira está totalmente submissa ao emprego de agrotóxicos nas mais distintas culturas, comprometendo a qualidade dos insumos alimentares consumidos pela população, contrapondo-se as questões de sustentabilidade. O objetivo deste estudo é investigar a distribuição espacial da insegurança alimentar e nutricional e o uso de agrotóxicos nos alimentos e os principais desafios para o alcance da agricultura sustentável. Trata-se de uma análise documental complementada com estudo ecológico. Comporá o banco de dados os relatórios desenvolvidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística através das Pesquisas Nacionais de Amostras por Domicílios: Suplemento de Segurança Alimentar (2003-04; 2008-09; 2012-13) e relatórios elaborados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária mediante o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos nos Alimentos (2001-07; 2013-15; 2017-18), nos quais fornecem variáveis de Segurança Alimentar e Nutricional e agrotóxico nos alimentos nas 27 unidades federadas do Brasil, respectivamente. Para análise da distribuição espacial dos dados, será utilizado o Índice de Moran Local, em que o critério de proximidade espacial é o de adjacências.  Para apresentação e processamento dos dados será utilizado dois Sistemas de Informações Geográficas: o software TerraView para a descrição dos dados e análise estatística, mediante o LisaMap e o MoranMap com adoção do nível de significância de p< 0.05 e o software GeoDa para elaboração dos mapas temáticos.

Externa à Instituição - Débora de Lucca Chaves Preza
Externo à Instituição - JOSÉ EUDES DE LORENA SOBRINHO
Presidente - 2314837 - SOLANGE LAURENTINO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 26/07/2022 17:36