PPGSC-CCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA - CCM CENTRO DE CIENCIAS MEDICAS - CCM Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELLEM NAJLA FERREIRA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELLEM NAJLA FERREIRA RODRIGUES
DATA : 27/11/2023
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
TÍTULO:

ANÁLISE DA REGIONALIZAÇÃO EM PERNAMBUCO POR MEIO DO FLUXO DE HOSPITALIZAÇÃO DE CRIANÇAS POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS


PALAVRAS-CHAVES:

Regionalização; Região e redes; Integralidade do cuidado


PÁGINAS: 30
RESUMO:

Como um direito constitucionalmente assegurado, a saúde deve ser proporcionada através de um atendimento que seja universal, equitativo e integral no sistema de saúde brasileiro. Viegas e Penna (2015) afirmam que, para alcançar a integralidade, todos os outros princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) precisam ser plenamente implementados.

O conceito de descentralização esteve amplamente ligado ao movimento municipalista e a diretriz da descentralização objetivou superar as barreiras da fragmentação social, territorial e de comando.

A regionalização ganha espaço entre os gestores de saúde, no final dos anos 90 e início dos anos 2000 entra na agenda como proposta para superar os entraves encontrados no processo de municipalização. A Regionalização objetivou capilarizar os serviços e fortalecer o processo em nível local, na ponta, e estimular aos gestores locais a estreitar o relacionamento com outros entes federativos, fortalecendo a ideia democrática de pactuação. Neste sentido, compreender o fluxo das hospitalizações nos serviços de saúde é fundamental para o conhecimento das demandas populacionais nessas redes regionalizadas para promover adequação da estrutura das regiões de saúde. O objetivo deste estudo é analisar a regionalização no estado de Pernambuco através de regiões de saúde tendo como evento traçador a assistência hospitalar para crianças de 0 a 5 anos com doenças respiratórias. Para tal será realizado um estudo ecológico com dados secundários extraídos do sistema DATASUS.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2496158 - GABRIELLA MORAIS DUARTE MIRANDA
Presidente - 1899762 - PETRONIO JOSE DE LIMA MARTELLI
Externo ao Programa - 2066993 - RONALD PEREIRA CAVALCANTI - null
Notícia cadastrada em: 17/11/2023 09:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06