Banca de DEFESA: LETICIA LINHARES SARAIVA DE ALENCAR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETICIA LINHARES SARAIVA DE ALENCAR
DATA : 28/04/2023
HORA: 14:30
LOCAL: meet.google.com/zxr-mytz-mrz
TÍTULO:

Teoria do Comportamento Planejado, Motivação e Intenção de Compartilhar no Consumo Colaborativo da Moda de Segunda Mão


PALAVRAS-CHAVES:

Consumo Colaborativo, Moda de Segunda Mão, Intenção de Compartilhar, Teoria do Comportamento Planejado.


PÁGINAS: 76
RESUMO:

A pesquisa buscou investigar como as motivações morais e críticas, e a teoria do comportamento planejado influenciam a intenção de compartilhar e o consumo colaborativo de moda de segunda mão. Para que esse objetivo fosse alcançado, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não probabilística. A coleta de dados foi realizada por meio de um survey online (questionário), distribuído pela técnica snowball (bola de neve). A amostra obteve 201 respondentes e utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os dados adivinhos da pesquisa foram tratados por meio de técnicas estatísticas de natureza univariada e multivariada direcionados à investigação fatorial e regressão linear, sendo analisados com o auxílio dos softwares estatísticos Statistical Package for the Social Science (SPSS) e AMOS. Os resultados obtidos destacam que a inteção de compartilhar possui relação com o consumo colaborativo de moda de segunda mão e com as motivações morais, as quais são ligadas aos fatores econômicos e socioambientais. Além disso, a atitude de compartilhar também possui relação com a intenção de compartilhar, e esta intenção com o controle comportamental percebido. O trabalho conclui que o fator principal para o consumo colaborativo de moda de segunda mão é o econômico, porém, ao serem questionados, os consumidores compreendem que também há uma causa ambiental envolvida. Além disso, a pesquisa apresenta contribuições teóricas e práticas. No que se refere às contribuições teóricas, constata-se que não foi encontrado nenhum estudo semelhante nas bases de pesquisas consultadas que correlacionasse, conjuntamente, os construtos propostos nesta investigação. Dessa forma, a pesquisa auxilia e amplifica os estudos envolvendo o consumo colaborativo e o compartilhamento. Em relação às implicações práticas, a pesquisa as empresas e/ou profissionais de marketing poderão utilizar as informações para aumentar a compreensãosobre o consumo sustentável, além de lojas colaborativas de moda de segunda mão investirem em alternativas para essa forma de consumo, buscando conquistar essa parcela no mercado e atender melhor às necessidades e desejos desses consumidores.



MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - BEATRIZ GONDIM MATOS
Externa ao Programa - 1670188 - CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA - nullExterna ao Programa - 1142643 - ELIANA ANDREA SEVERO - nullPresidente - 1639834 - MARCONI FREITAS DA COSTA
Notícia cadastrada em: 28/04/2023 10:23
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