A aprendizagem 4.0 como fator mediador do desenvolvimento de competências profissionais no contexto da quarta revolução industrial
aprendizagem 4.0; indústria 4.0; competência 4.0; soft skills; hard skills
A quarta revolução industrial tem trazido mudanças significativas no mercado de trabalho, impulsionadas pelos avanços tecnológicos. Neste contexto, surgem os conceitos de competências 4.0, competências necessárias para o trabalhador do futuro e aprendizagem 4.0 as formas de desenvolvê-las. Estes conceitos surgem da demanda do mercado e da emergência da educação 4.0. No entanto, não foram encontrados estudos que validem estes construtos e suas correlações de forma empírica e generalizável. Partindo-se deste pressuposto o objetivo desta pesquisa foi verificar empiricamente o construto aprendizagem 4.0 e as competências 4.0. Validando inicialmente os construtos e definido seus componentes. Para este fim, um questionário com variáveis sociodemográficas e laborais, avaliação dos 4 Cs da aprendizagem e das 15 competências do futuro de acordo com o Forum Econômico Mundial. A amostra foi composta por 179 participantes com representatividade em relação a gênero, nível de formação, cargos, gerações e áreas do conhecimento. Foram realizados cálculos de estatística descritiva e inferencial, por meio de testes de normalidade, análises fatoriais, testes de Pearson e Mann Whitney U. Neste estudo, o construto competências 4.0 é definido como um conjunto de habilidades socioemocionais e tecnológicas que aprimoram as capacidades de trabalho no ambiente da indústria 4.0. A aprendizagem 4.0 consiste em uma combinação de soft skills e hard skills diretamente relacionadas ao processo de aprendizado. As soft skills englobam comunicação, colaboração, pensamento crítico e criatividade, enquanto as hard skills incluem domínio do inglês, conhecimento dos conceitos da indústria 4.0 e habilidades em áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). As soft skills e hard skills da aprendizagem influenciam-se mutuamente e, quando atuam juntas, compõem a aprendizagem 4.0, que possui um fator de mediação estatisticamente significativo para o desenvolvimento das competências 4.0. Adicionalmente, a pesquisa analisou o impacto das competências 4.0 em vantagens ocupacionais, propensão à obsolescência e dificuldades na transição de carreira ou recolocação profissional. Indivíduos com pontuações mais altas em competências 4.0 tendem a ter menor propensão à obsolescência, facilidade na recolocação profissional, cargos mais elevados, salários maiores e melhor qualidade de vida no trabalho. O modelo conceitual, instrumentos de avaliação e descobertas desta pesquisa podem ser aplicados em políticas públicas, empresas e instituições de ensino em todos os níveis, especialmente educação técnica e profissional. Os resultados contribuem para áreas como psicologia cognitiva, educação, administração e áreas STEM. Pesquisas futuras podem ser realizadas considerando setores específicos, utilizando os construtos validados e seus instrumentos de avaliação. Estudos longitudinais podem examinar as relações causais dos construtos estudados, além de pesquisas experimentais com intervenções de treinamento e desenvolvimento.