A GESTÃO PÚBLICA PROMOVENDO A INOVAÇÃO SOCIAL A PARTIR DO PARADIGMA A NOVA GOVERNANÇA PÚBLICA
Nova Governança Pública; Inovação Social; Gestão Pública.
A gestão pública (GP) precisa lidar com uma diversidade de problemas perversos ( wicked problems ) em prol do alcance da sustentabilidade, desta forma ela deve assumir uma nova postura diante a busca pelo atendimento às demandas sociais devendo estar aberta a mudanças e inovações e proporcionando meios pelo qual facilitem e viabilizem inovações sociais (IS). Neste sentido, a Nova Governança Pública (NGP) surge como uma alternativa a Nova Gestão Pública com o objetivo de promover o bemestar social através da governança, formação de redes, arranjos e parcerias e participação social gerando valor público e social. Assim, a inovação social é coerente com a NGP, sendo está a base para a IS, pois dentre outros aspectos baseiase na rede de relacionamento, transparê ncia, accountability , confiança, coprodução, etc., elementos na qual a gestão pública apresentacocriação, se como um dos atores cruciais, indo além de uma simples arena pública onde ocorrem discussões acerca dos problemas sociais e desenvolvimento de polí ticas públicas. Sob essa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo de propor um framework com os papéis da Gestão Pública para a promoção de iniciativas de Inovação Social à luz da Nova Governança Pública. Para tanto, a pesquisa é de natureza qualiquan titativa, de caráter descritivo e exploratório, o instrumento de coleta dos dados foi a aplicação de questionário em conjunto com entrevista realizado com quatorze pesquisadores acadêmicos e especialistas com how na temática que avaliaram o framework knowinicial construído com base na literatura. Os resultados evidenciaram a relevância (criticamente ou muito importante) dos vinte e sete papéis analisados para a promoção de iniciativas de inovação social. Houve divergências quanto ao nível de atuação (macro , meso e micro) de alguns papéis pelo grupo de acadêmicos pesquisadores em comparação aos especialistas. Assim, com base na percepção dos entrevistados e a literatura abordada no estudo foi proposto o framework identificados em cada nível de com os papéis atuação da GP. No nível macro foram identificados os seguintes papéis: regulamentação, responsividade, coliderança, coplanejar, cooperação, confiabilidade e legitimação. coprodução, cocriação, coconstrução, codesign, cogovernança, cogestão, empoderamento, assunção ao risco, aprendizagem contínua e participação e engajamento; no nível meso: redes e arranjos (interorganizacionais) e comunicação contínua; no nível micro: coavaliação, coinovação e coentrega e alguns papéis devem ser desempenhados em todos os ní veis de atuação da gestão pública, sendo estes, responsabilidade/transparência/prestação de contas, empreendedorismo e entrega de valor público e social. A identificação dos papéis da gestão pública pode resultar em uma melhor compreensão da dinâmica que e nvolve este processo e gerar capacidade para o desenvolvimento da inovação social.