Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO FERREIRA BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONARDO FERREIRA BATISTA
DATA : 03/03/2023
LOCAL: https://meet.google.com/yor-gjgu-ses - (às 10:00)

Educação e Inovação Social: estudo multicaso e proposição de framework sob a ótica da aprendizagem transformativa

Educação. Inovação social. Políticas públicas. Aprendizagem transformativa. Abordagem Freireana. Tecnologia social. Impacto social.

Este projeto objetiva compreender como a educação pode se relacionar com a inovação social, utilizando, para tanto, casos de educação integral. Tem-se como premissa que os processos educacionais são apoiados na cocriação e articulações institucionais em diferentes loci educacionais e se relacionam com a inovação social. Considerando a inovação social como resultado da educação, seja como processo ou produto, tem-se outras implicações a serem discutidas, como suas bases epistemológicas e influências contextuais que a amparam, no sentido de fortalecer a compreensão dessa congruência e suas consequências empíricas, que se refletem, por exemplo, nas tecnologias sociais. Guiada pela Teoria Adaptativa, esta pesquisa utilizará a estratégia do estudo de casos múltiplos para uma análise das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT) da Paraíba, apresentando contextos de maturação da inovação social que fomentam a construção de um framework teórico-empírico da congruência em pauta. Para garantir a validade e a confiabilidade da pesquisa, serão utilizadas a triangulação de atores (alunos, professores e gestores das escolas) e a triangulação de dados. Serão coletados dados por meio de levantamento documental, observação não participante e entrevistas semiestruturadas, posteriormente tratados sob análise de conteúdo de Bardin, do tipo temática, com o suporte do software ATLAS.ti. O argumento da tese é de que a educação é fonte de inovação social, que a retroalimenta a partir da formulação de políticas públicas e de tecnologias sociais. Caso o contexto possibilite, essa dinâmica pode emancipar atores sociais para a busca de soluções inovadoras para os problemas da sociedade, gerando impacto social, inclusive com a melhoria da educação. Ao fim da pesquisa, busca-se responder as seguintes questões: Como a educação pode se relacionar com a inovação social? Qual o impacto social dessa relação? Nesse sentido, busca-se a visão de uma educação autônoma e contributiva para a emancipação dos envolvidos à luz da aprendizagem transformativa de Paulo Freire.

Externa à Instituição - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO - UFPB
Externo à Instituição - BRUNO ANICET BITTENCOURT
Interna - 1514622 - CARLA REGINA PASA GOMEZ
Presidente - ***.684.994-** - DIOGO HENRIQUE HELAL - FBV