Banca de DEFESA: ANA CAROLINA ASSIS SAMPAIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINA ASSIS SAMPAIO
DATA : 28/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/qzz-gzth-kah
TÍTULO:

Trajetórias de carreira de profissionais da inovação: uma análise das práticas discursivas de subjetividades nas narrativas de experiências vividas na utilização de tecnologias e mídias digitais.


PALAVRAS-CHAVES:

Profissionais da inovação, cultura digital, trajetória de carreira, análise de discurso foucaultiana, Foucault.


PÁGINAS: 137
RESUMO:

As novas tecnologias de informação e comunicação tem modificado as formas de trabalho, relacionamento e entretenimento. Nesse contexto, há a demanda de um novo perfil de profissional, principalmente para aqueles que estão ligados ao cenário de inovação. Inseridos em uma sociedade midiatizada, as práticas e a vivência cotidiana se alteram, modificando a forma com que o sujeito se constitui. Nessa ordem de ideias, entendendo que tanto a trajetória profissional quanto a vivência digital podem ser entendidas como práticas discursivas do sujeito, o trabalho pesquisa como a trajetória de carreira dos profissionais de inovação, a partir da vivência de uso das tecnologias de mídias digitais, revela práticas discursivas de subjetividades. Para o escopo do presente trabalho, os profissionais de inovação tratam empiricamente daqueles que trabalham no setor de economia criativa e tecnologia de informação e comunicação. Para conseguir esse objetivo optamos pela análise de discurso foucaltiana (ADF) uma vez que nos permite acessar as vivências e práticas na trajetória dos profissionais e revelar as formações discursivas relativas à subjetividade. Logo, associado a coleta de dados por meio de entrevistas narrativas, o método escolhido possibilita investigar a relação existente entre a trajetória de carreira e a vivência com a cultura digital, permitindo inferir as práticas discursivas que revelam subjetividades detectadas nas práticas virtuais dos profissionais de inovação. Os resultados apontaram para a identificação de cinco formações discursivas quais sejam: sujeição, amor, cuidado, tecnologias e verdades. Essas formações dizem respeito às construções discursivas que indicam práticas digitais de carreira, formando os processos de subjetivação dos profissionais. Com isso, identificamos uma lógica de construção que se referem às tecnologias de carreira e às sujeições de carreira. Ao final discutimos os resultados a partir do entendimento de tecnologias e sujeições de carreira como práticas discursivas de subjetividade que compõem a formação do profissional da inovação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1667829 - ANDRE LUIZ MARANHAO DE SOUZA LEAO
Interno - ***.684.994-** - DIOGO HENRIQUE HELAL - FBV
Externo à Instituição - EDUARDO PAES BARRETO DAVEL - UFBA
Notícia cadastrada em: 27/02/2023 16:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01