Quem conta um conto aumenta um ponto: agregando o Capital Social ao Ciclo de Vida das Iniciativas de Turismo de Base Comunitária
Turismo de base comunitária. Ciclo de vida. Capital social
O turismo de base comunitária (TBC) é um modelo alternativo ao turismo de massa que visa
direcionar os benefícios para a comunidade onde o destino turístico se insere. De maneira
similar a outros produtos, o TBC também passa por um ciclo de vida que sofre influência de
vários fatores, tais como os relacionamentos entre os vários atores envolvidos. Assim, por meio
da teoria adaptativa, que combina procedimentos dedutivos e indutivos, utilizando neste caso
entrevistas, análise de documentos e estudo de caso, em uma sequência de vários ciclos que
requerem uma contínua procura e revisitação de teorias para dar sentido aos dados, esta tese
propõe um modelo que integre o capital social ao ciclo de vida do TBC, considerando os efeitos
positivos e negativos do capital social ao longo do desenvolvimento das iniciativas turísticas.
Os resultados apontam seis categorias determinantes para o ciclo de vida do TBC: i) acesso ao
mercado, ii) conflitos, iii) formações, iv) governança, v) infraestrutura e vi) organização
comunitária. Nesse contexto, o capital social em sua tipologia de capital social de ligação, ponte
e conexão, atua como um potencializador de cada uma dessas categorias, promovendo impacto
positivo e negativo. Além disso, esta pesquisa considera que mecanismos da governança e
organização comunitária possam atenuar o impacto negativo do capital social e, ao mesmo
tempo, possam fortalecer os impactos positivos.