O uso da gamificação nas rotinas de treinamento na segurança pública da cidade do Recife: o lúdico no ambiente do risco
Gamificação - Simulação - Tecnologia da Informação - Segurança Pública - Treinamento
Entendida como uma ferramenta para desenhar comportamentos, a gamificação refina habilidades e proporciona inovação; ademais, quando combinada com outras tecnologias, pode favorecer a performance dos funcionários, ao desenvolver aprendizagem e engajamento (BURKE, 2012). De fato, no contexto organizacional, a gamificação surge como tendência utilizada pelas empresas (MEDINA, 2013) e visa classicamente, como esperado, a aplicação de jogos como ferramentas para fazer com que os colaboradores conquistem níveis de maior compromisso com os objetivos das empresas (VIANNA,2013), eficiência na execução de processos nas organizações e satisfação em aproximar o lúdico do sisudo contexto organizacional (MENEZES et al, 2014), particularmente em uma área sensível como segurança pública. O presente projeto de pesquisa buscará refletir sobre os efeitos da ludicidade associada ao uso de gamificação em práticas de capacitação e treinamento na área de segurança pública, de modo a formar uma base solida para discussão de uma tese caracterizada por olhar a gamificação como artefato tecnológico ideal para treinamento de policiais, pois minimiza a ação de risco em campo, possibilitando o agente tomar ações preventivas em modos operante de situações periclitantes, minimizando o ato falho em ação.