Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANNE DOS SANTOS TELES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANNE DOS SANTOS TELES
DATA : 31/01/2023
LOCAL: meet.google.com/egk-vyts-xpw às 15h

Micro e Macro Impactos de Políticas de Desenvolvimento Regional: O Caso dos Empréstimos do FNE-MPE no Estado de Pernambuco

FNE, Pernambuco, avaliação de impacto

O Brasil é o maior país da América latina. Ao longo da história, o Nordeste foi um protagonista econômico. Com o passar do tempo, o Nordeste vai perdendo importância econômica no país para outras regiões. Muito dessa diminuição, deve-se às estruturas sociais do local e a questão ambiental, pois possui diferentes biomas. Foram pensadas várias formas de tentar minimizar as desigualdades inter-regionais e promover o desenvolvimento econômico e social da Região. Assim sendo, foram criadas políticas públicas voltadas para o Nordeste, uma dessas políticas públicas foi a criação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) em 1988. Esse fundo tem como objetivo, contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste, possuindo como gerenciador o BNB, que de acordo com os planos regionais de desenvolvimento, executa programas de financiamento aos setores produtivos. Neste sentido, esta área de estudo foi escolhida por sua grande importância para a economia nordestina. Diante do exposto, este estudo buscará ao final responder se O FNE consegue gerar empregos de forma a reduzir as diferenças de Produto Interno Bruto (PIB) regional per capita. Muito embora a abrangência do FNE seja em toda região do Nordeste, a presente pesquisa terá como foco a aplicação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), especificamente o programa FNE MPE no estado de Pernambuco. O método empírico utilizado nas micro e macroavaliações de impacto, qual seja, é o método de Primeira Diferença (PD).  O principal desafio de qualquer avaliação de política é o de lidar com o viés de seleção introduzido quando escolhas aleatórias dos beneficiários de determinada política não são possíveis. Portanto, as técnicas de avaliação de impacto buscam minimizar o “viés de seleção” visto que é difícil saber o que teria acontecido se as empresas beneficiárias não tivessem recebido os empréstimos. No entanto, este trabalho concentra-se na abordagem de regressão em primeira-diferença porque esta tem a capacidade de controlar por características observáveis e não observáveis invariantes no tempo. A análise dos micro e macroimpactos do FNE-MPE no estado de Pernambuco necessita da construção de duas bases de dados. Para análise micro, será construída uma base com microdados que utilizará informações da Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Por sua vez, a base de dados para a análise macro fará uso de dados do IBGE, Rais entre outras fontes. Primeiramente, descreve-se a base de dados micro e em seguida a base com os dados municipais. Analisar os impactos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste parece ser um tema bastante relevante, a julgar pela importância do FNE como instrumento de política pública de desenvolvimento regional, pois, se trata de uma fonte assegurada de recursos para fomentar o investimento na região nordeste com o intuito de reduzir as desigualdades regionais.

Presidente - 2282564 - JOSETE FLORENCIO DOS SANTOS
Externa à Instituição - JULIANA GONCALVES DE ARAUJO
Externa ao Programa - 4134596 - UMBELINA CRAVO TEIXEIRA LAGIOIA TORRES - null
Notícia cadastrada em: 26/01/2023 16:04