Banca de DEFESA: AUGUSTO SERGIO DA SILVA SOUZA

DISCENTE: AUGUSTO SERGIO DA SILVA SOUZA
DATA : 27/12/2022
LOCAL: https://meet.google.com/wcx-muxf-ekc às 10h

Governança de tecnologia da informação sob a ótica do processo decisório: análise dos investimentos em bens e serviços da Universidade Federal de Pernambuco

Governança de Tecnologia da Informação; Processo Decisório; Decisão Multicritério; PROMETHEE II; PROMETHEE V

A relação de dependência do ambiente organizacional com a tecnologia da informação (TI) incentivou maior discussão sobre os investimentos realizados nesse setor, tendo em vista o valor que pode agregar na oferta de serviços à comunidade. A governança de tecnologia da informação (GTI) consiste no planejamento e estruturação da tomada de decisão, relacionamentos e processos visando o estímulo de comportamentos eficientes a respeito da utilização dos recursos de TI. Essa tomada de decisão ou processo decisório representa a identificação de problemas ou oportunidades cuja resolução envolve uma escolha feita entre diferentes cursos de ação alternativas que se têm disponíveis. Nesse sentido, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), uma organização de grande porte do setor público e de grande relevância para a região, foi selecionada para análise, visto que trabalha com ampla diversidade de bens e serviços de TI nas suas atividades internas e no atendimento às demandas do público. Face a essas temáticas, a pesquisa teve como objetivo principal propor um modelo de processo decisório para compreender os investimentos realizados em governança de tecnologia da informação na UFPE. A modelagem teve como base os métodos de decisão multicritério PROMETHEE II para a ordenação das alternativas e PROMETHEE V para a definição de um portfólio de investimentos subordinado a um conjunto de restrições. Como procedimentos de coleta de dados foram utilizados questionário e análise de documentos. Considerando as preferências do decisor, os resultados apontaram um modelo composto por 13 alternativas de investimentos em bens e serviços de TI, 5 critérios baseados nos princípios da GTI e 9 restrições de negócio.

Interno - 1765456 - DENIS SILVA DA SILVEIRA
Externo à Instituição - FAGNER JOSE COUTINHO DE MELO - UPE
Presidente - 2888238 - TACIANA DE BARROS JERONIMO
Notícia cadastrada em: 20/12/2022 10:17