Uma Análise do Papel dos Gestores no Processo de Geração de Ideias através da Gestão da Criatividade.
Gestão da Criatividade; Liderança Criativa; Indivíduo criativo; Cultura Criativa.
Com as mudanças organizacionais ao longo do tempo, muitos desafios de mercado envolvem resolver problemas de forma criativa. No cenário contemporâneo, as organizações necessitam de um processo adaptativo para lidar com as mudanças abruptas e imprevisíveis, bem como quebrar barreiras. Sendo assim, a criatividade tornou-se um componente procurado nos ambientes organizacionais, representando um diferencial nos processos das organizações e forma de gerir as organizações são exigidas para as que estão inseridas nesse contexto. Se faz pertinente o uso de uma gestão da criatividade a partir de uma liderança criativa, com indivíduos criativos e por meio de uma cultura criativa. Sob essa perspectiva, esta pesquisa objetivou analisar como se dá o papel dos gestores no processo de geração de ideias através do fenômeno da Gestão da Criatividade. Além de um levantamento teórico acerca dos elementos pertinentes a pesquisa, realizou um estudo de caso múltiplos, amparado numa abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, as evidências e as informações foram coletadas através de onze relatos de entrevistas semiestruturadas, realizadas com gestores de pequenos negócios localizados no estado de Pernambuco, e através de observação não-participante, foram analisados a partir da análise de conteúdo com auxílio de software. Os resultados evidenciaram que as empresas têm diferentes visões e processos de geração de novas ideias, mas que buscam aumentar a criatividade em seus ambientes para implementar inovações e, consequentemente, ganhar vantagem competitiva.