Harmonize-se: que epistemes fundamentam a medicalização no consumo de procedimentos de harmonização facial?
Harmonização Facial. Medicalização. Epistemes. Análise de Discurso Foucaultiana.
As rotinas de cuidado com rosto, corpo, cabelo e suas práticas de consumo, evidenciam-se como algo naturalizado e socialmente estimulado. Parte significativa da oferta e da procura de serviços para esse fim se localiza na estética do rosto, sendo o procedimento de harmonização facial um dos mais conhecidos e consumidos. Esse se constitui de um conjunto de técnicas e procedimentos combinados, voltados tanto para minimizar, ou ainda, prevenir os efeitos do tempo no rosto, bem como para propiciar a beleza pautada nas regras da proporção. A beleza é tida como uma questão de bem-estar, portanto de saúde, devendo ser assumida como um quase-dever pelos indivíduos. Nossa tese partiu do princípio de que esse entendimento de cuidado constante e preventivo com a beleza deveu-se aos efeitos do fenômeno denominado de medicalização indefinida por Michel Foucault. Para o autor, na sociedade disciplinar o indivíduo foi normalizado e as populações reguladas pelos processos de sujeição. Entendendo que o corpo historicamente foi foco de aprimoramento e adestramento constantes, propomos entender a harmonização facial como uma técnica que permite a modulação continuada do corpo e oferece um ideal de corporeidade como saúde. Considerando que as configurações dinâmicas que regem um conjunto de práticas discursivas em um dado período é compreendido por Foucault como uma episteme, nossa questão de pesquisa voltou-se para desvelar: Que epistemes fundamentam a medicalização da harmonização facial? Para responder essa pergunta, a trilha metodológica foucaultiana se mostrou pertinente e adequada ao trabalho, uma vez que está alinhada a proposta e a teoria social que o embasa. A partir da análise de discurso foucaultiana foram encontradas três formações discursivas: a medicalização sistemática da beleza naturalizou a harmonização facial como um investimento necessário e desejável de normalização dos indivíduos e da população; a harmonização facial evidencia como as normas da intervenção médica assertiva e da beleza como ideal e responsabilidade cotidiana conformam processos de sujeição; e a normalização da beleza pela medicalização é alvo de questionamentos. Os resultados evidenciam que os saberes da medicalização indefinida fizeram da beleza corporal um objeto de saúde a ser buscado pois, por meio da norma, promoveu processos de sujeição nos quais os indivíduos se reconhecem e identidades coletivas biopolíticas regulam a população, evidenciando as condições que sustentam a produção e a legitimação de discursos em torno dos corpos dóceis e úteis.