Banca de QUALIFICAÇÃO: WEMERSON DE SOUZA MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WEMERSON DE SOUZA MARTINS
DATA : 13/12/2022
LOCAL: meet.google.com/xrs-eajs-twg às 14h30min
TÍTULO:

O EMPREENDEDOR CULTURAL DINAMIZANDO A PRODUÇÃO DE CINEVIDEOANIMAÇÃO: ESTUDO MULTICASO À LUZ DA TEORIA DA RECEPÇÃO DE STUART HALL


PALAVRAS-CHAVES:

Empreendedorismo cultural; Teoria da Recepção; Cinevideoanimação


PÁGINAS: 40
RESUMO:

O advento da economia pós-industrial protagoniza processos produtivos originários de novos formatos de empreendimentos que se fundamentam no conhecimento e no processamento de informações (HURZHYI, 2022; SANTOS, 2021). De modo que a disseminação e a utilização de conhecimentos na produção de artefatos culturais ressignificam nossas identidades culturais (KUMAR, T.; JENA, 2020; ŚLEDZIEWSKA; WŁOCH, 2021, GUILHERME et al, 2020). Essa perspectiva econômica da sociedade atual provê oportunidades de expansão investigativa rumo a novas direções, a exemplo de inquirição a respeito de características estruturais de organizações no âmbito da economia criativa1 (JOSEPH; GABA, 2020; CASTELLS, 2010). 

As lideranças das organizações que atuam na esfera da cultura precisam acompanhar a dinâmica dos sistemas produtivos vigentes, uma vez que neles a cultura e a tecnologia se tornaram protagonistas (BENNETT; GUERRA; OLIVEIRA, 2021). Contudo, essas lideranças devem estar atentas também à valorização das identidades locais frente à difusão em massa de culturas hegemônicas pelo uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) que geram competitividade desproporcional entre suas organizações e as de seu nicho de atuação. Nessa dinâmica, o empreendedor cultural se caracteriza como o agente chave em meio ao trade off entre cultura de massa e identidade local, ação necessária à dinamização de sua produção cultural. Portanto, o empreendedor é responsável por fazer a mediação dos valores sociais locais e com recursos tecnológicos globais que podem fragilizar sua identidade enquanto produtor cultural. 

O empreendedorismo por ser um fenômeno multidimensional demanda um olhar cultural e multidisciplinar sobre aspectos subjetivos e simbólicos de uma relação em que suas ações giram em torno da arte e do processo criativo de bens culturais (REIS; PAIVA JÚNIOR, 2017). No contexto da globalização, os empreendedores culturais têm acesso a tecnologias da informação e comunicação que promovem a interação entre tradições de povos diferentes (hibridismo) e dissemina processos simbólicos que influenciam a economia e a política regional, também permitem o surgimento de culturas híbridas que precisam ser entendidas como autênticas, emergindo dessas relações muitas vezes consideradas conflituosas (YÚDICE, 2006; LOPES, 2009). O hibridismo cultural, para Santos (2021), nem sempre é visto como prejudicial à nação com o declínio e perda da identidade local, uma vez que pode propiciar a atualização da tradição cultural de povos desses países, além de reorganização de mudanças sociais, ordenamento de conflitos, difusão das novidades e das insinuações culturais forasteiras para o contexto presente. O hibridismo cultural é considerado como um processo simbólico ambivalente que são disseminados pela globalização e que precisam ser investigados sobre uma nova episteme pela qual a cultura não pode ser analisada como ilhas (LOPES, 2009; YÚDICE, 2006). (SILVA; BEZERRA; LIMA; ARAÚJO; ANDRADE, 2020). 

Diante da constatação de que a disponibilização de infraestruturas tecnológicas pelo Portomídia influenciam a atuação empreendedores das produtoras culturais e possibilitam a expansão de negócios culturais no campo da cinevideo animação, tornando-as mais relevantes na economia e cultura nacional, visamos identificar como a ação do empreendedor dinamiza fatores produtivos estratégicos como infraestrutura de tecnologia, pessoas e cultura para impulsionar o setor de cine vídeo animação de Pernambuco. O nosso estudo também busca identificar papéis e fatores mediados pelas ações dos empreendedores culturais que ajudam a tornar o estado uma referência no setor de tecnologia e da produção audiovisual independente. Portanto, formulamos a seguinte questão de pesquisa para desenvolver investigações que possam entender como ocorre essa dinâmica: Como as ações dos empreendedores culturais dinamizam a produção de cinevideoanimação em Pernambuco?



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1133764 - FERNANDO GOMES DE PAIVA JUNIOR
Interno - 1863576 - HENRIQUE CESAR MUZZIO DE PAIVA BARROSO
Externo ao Programa - 2807573 - JOSE ROBERTO FERREIRA GUERRA - null
Notícia cadastrada em: 29/11/2022 09:28
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