Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO MOHANDAS PANTOJA DE AQUINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEONARDO MOHANDAS PANTOJA DE AQUINO
DATA : 18/10/2022
LOCAL: https://meet.google.com/imu-citn-ytc às 09:00.
TÍTULO:

A aprendizagem 4.0 como fator mediador do desenvolvimento de habilidades profissionais no contexto da quarta revolução industrial 


PALAVRAS-CHAVES:

Industria 4.0. Educação 4.0. Aprendizagem 4.0



PÁGINAS: 68
RESUMO:

A sociedade vem se transformando consideravelmente na emergente expansão do fenômeno que vem sendo chamado de indústria 4.0 ou quarta revolução industrial. Trata-se de drásticas alterações nas formas de trabalho, produção, organização das indústrias e demais tipos de empreendimento que possuem relevante impacto na economia. Este fenômeno é fortemente influenciado pelo desenvolvimento de robôs que substituem mão de obra humana e softwares que utilizam big data e inteligência artificial em suas ações. Estas mudanças têm impactado fortemente a sociedade, principalmente quando se trata de emprego e força de trabalho. Trabalhadores com baixa qualificação tornam-se dispensáveis em termos de atividade econômica. Profissões são extintas, ressignificadas e outras surgem com velocidade alarmante. As profissões que surgem e as que resistem, em geral demandam habilidades e comportamentos do profissional que estejam alinhadas as demandas da indústria 4.0. Esta não se tratam de habilidades inéditas, mas de habilidades inerentes ao ser humano e não facilmente substituídas por máquinas que entram em evidência no contexto que se instaura. Diante deste cenário, a literatura acadêmica ressalta lacunas no que concerne à formação dos profissionais por meios de educação formal. É notório que os avanços tecnológicos e demandas do mercado de trabalho avançam de forma desproporcional aos avanços das práticas e conteúdo das instituições de ensino. Criando um crescente desalinhamento entre formação e demandas profissionais. Para dirimir este assincronismo, numerosos são esforços por parte das organizações públicas e privadas, por encontrar soluções para a questão da formação e desempenho profissional. Contudo, não há consenso a respeito dos conteúdos, formas de ensino e avaliação. No entanto, um provável construto será investigado neste estudo, denominado aprendizagem 4.0, que se conceitua como conjunto de valores, significados, hábitos e crenças que influenciam positivamente o indivíduo a manter-se de forma persistente em busca de aprendizado, tem potencial de contribuir para o desenvolvimento das habilidades do século XXI. Diante deste contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar por meio de métodos quantitativos e escalas psicométricas, a influência que a aprendizagem 4.0 exerce sob o indivíduo para desenvolver as competências da indústria 4.0 Espera-se que a demonstração de correlações entre estas variáveis, tenha potencial contributivo para estudos futuros envolvendo aprendizagem4.0, indústria 4.0 e na construção de práticas educacionais que desenvolvimento profissional. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1466152 - BRUNO CAMPELLO DE SOUZA
Externa ao Programa - 1555032 - DENISE CLEMENTINO DE SOUZA - nullInterno - 1133764 - FERNANDO GOMES DE PAIVA JUNIOR
Externo ao Programa - 2068614 - SILVIO LUIZ DE PAULA - null
Notícia cadastrada em: 14/10/2022 14:14
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