Banca de QUALIFICAÇÃO: LETICIA LINHARES SARAIVA DE ALENCAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LETICIA LINHARES SARAIVA DE ALENCAR
DATA : 29/07/2022
LOCAL: meet.google.com/ask-cvsh-tkh às 14h
TÍTULO:

Teoria do Comportamento Planejado, Motivação e Intenção de Compartilhar no Consumo Colaborativo da Moda de Segunda Mão 


PALAVRAS-CHAVES:

 moda de segunda mão, consumo colaborativo, teoria do comportamento planejado, motivação


PÁGINAS: 56
RESUMO:

Desde que o modelo de negócios de moda rápida se tornou a norma para marcas de
moda mundiais, a expansão da demanda por maiores quantidades de roupas baratas
desencadearam em uma degradação ambiental e social ao longo de cada etapa da cadeia
de suprimentos. Baseado nesses impactos ambientais, destaca-se a urgência de
mudanças primordiais no modelo de negócios da moda, fazendo parte uma
desaceleração da fabricação e a admissão de práticas sustentáveis em toda a cadeia de
abastecimento além de uma transformação no comportamento dos consumidores. Dessa
forma, o consumo colaborativo é uma forma de compartilhamento de itens e bens que
promove um consumo mais sustentável, visto que ao invés de adquirir um bem ou um
serviço, estes são compartilhados (BELK, 2014). Unido ao consumo colaborativo,
Dessa mesma forma, a moda também pode ser compartilhada ou reutilizada. A presente
investigação apresenta uma suposta relação de consumo colaborativo de moda de
segunda mão influenciado pelas motivações moral e crítica e pela intenção de
compartilhar. Intenção essa, que pode possuir relação com a norma subjetiva, atitude e
controle comportamental percebido. A pesquisa torna-se relevante por abordar os
construtos da TCP buscando investigar a relação de cada um com as intenções do
compartilhamento e com o consumo colaborativo de moda de segunda mão. Em face ao
exposto, compreende-se que o estudo é inédito não apenas da análise dos construtos
propostos, mas também da atualização da literatura sobre o consumo colaborativo e a
moda sustentável. Por fim, o trabalho busca responder a pergunta de pesquisa: como as
motivações morais e críticas, e a teoria do comportamento planejado influenciam a
intenção de compartilhar e o consumo colaborativo de moda de segunda mão? O
trabalho busca realizar um modelo teórico adaptado da TCP de Ajzen (1991), com
direcionamentos para a intenção de compartilhar, incrementada com as motivações
morais e críticas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - BEATRIZ GONDIM MATOS
Externa ao Programa - 1142643 - ELIANA ANDREA SEVERO
Presidente - 1639834 - MARCONI FREITAS DA COSTA
Notícia cadastrada em: 06/07/2022 09:20
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