Quem conta um conto aumenta um ponto: ciclo de vida do turismo de base comunitária e capital social
Turismo de base comunitária; capital social; comunidades; iniciativas turísticas.
O turismo de base comunitária (TBC) é um modelo alternativo ao turismo de massa que
visa direcionar os benefícios para a comunidade onde o destino turístico se insere.
Geralmente de pequena escala, o TBC é movido pelo desejo genuíno da comunidade de
compartilhar sua história, tradições e costumes com os visitantes. Como qualquer
produto, o TBC também passa por um ciclo de vida composto de seis fases, que sofrem
influência de vários fatores, tais como as relações de união dentro da comunidade,
confiança, parcerias, que podem ser agrupados e melhor compreendidos utilizando o
conceito de capital social. A principal premissa subjacente ao capital social é que
indivíduos ou grupos bem conectados são capazes de mobilizar outros recursos para
buscar os resultados desejados, por outro lado, essas mesmas estruturas sociais podem
ser fonte de restrição do comportamento individual, o que atrapalha o alcance dos
objetivos comuns aos grupos. Por meio da teoria adaptativa, que combina
procedimentos dedutivos e indutivos, utilizando neste caso entrevistas, análise de
documentos e estudo de caso em uma sequência de vários ciclos que requer uma
contínua procura e revisitação de teorias para dar sentido aos dados, este projeto de tese
propõe um modelo que integre o capital social ao ciclo de vida do TBC, considerando
os efeitos positivos e negativos do capital social ao longo do desenvolvimento das
iniciativas turísticas.