Consumer behaviour towards VOLUNTARY carbon credits
Créditos de Carbono; Teoria do Comportamento Planejado; Teoria da Ativação Normativa; Inovação Social
Para combater os efeitos das mudanças climáticas, leis, tratados e acordos internacionais têm apoiado o desenvolvimento de créditos de carbono. Os consumidores podem participar do mercado de carbono reduzindo suas emissões de carbono, com o objetivo de alcançar um futuro de carbono líquido zero (Gupta, 2011; Thorpe, 2020). Em busca de uma compreensão mais ampla do comportamento do consumidor e do mercado de carbono, o presente estudo tem como objetivo explorar a integração entre a Teoria da Ativação Normativa (NAT), a Teoria da Inovação Social (SIT) e a Teoria do Comportamento Planejado (TPB) e sua influência na intenção e no comportamento em relação à compra de créditos de carbono. A coleta de dados primários de consumidores em potencial de créditos de carbono será realizada por meio de um questionário on-line estruturado pelo método de pesquisa transversal. A análise das relações entre as variáveis será feita por meio da adoção da Modelagem de Equações Estruturais. A pesquisa fornece percepções originais sobre o comportamento do consumidor em relação à compra de créditos de carbono. A pesquisa identifica uma lacuna nos estudos atuais sobre o comportamento do consumidor na compra de créditos de carbono. Ao implementar um modelo que combina três teorias relevantes, podemos obter uma compreensão mais profunda das intenções e dos comportamentos do consumidor com relação à compra de créditos de carbono. Essa abordagem não foi utilizada anteriormente em pesquisas, o que a torna uma contribuição valiosa. Ao integrar a SIT, a NAT e a TPB, podemos abordar com eficácia as variáveis críticas relacionadas aos antecedentes das intenções de compra de créditos de carbono e do comportamento real de compra. Para isso, investigamos as conexões entre os construtos que formam a base dessas teorias.