Banca de QUALIFICAÇÃO: APARECIDA REGINA BEZERRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: APARECIDA REGINA BEZERRA DA SILVA
DATA : 30/08/2023
LOCAL: https://meet.google.com/?hs=197&authuser=0&pli=1 às 09h

QUAL A SUA FACÇÃO? USANDO A SÉRIE DIVERGENTE COMO BASE EM UM NOVO MODELO DA PERSONALIDADE COM APLICAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES

Ambiente Organizacional. Novo Modelo Psicológico da Personalidade Humana. Criação de Teste. Validação de Instrumento Psicométrico. Comportamento Humano. Psicologia.

O estudo da personalidade é um tema de grande relevância na comunidade científica e, desde o surgimento da área de Recursos Humanos no início do Século XX, o seu uso no meio empresarial vem crescendo em importância. Ao longo das últimas décadas, as organizações vêm investindo sobremaneira no seu capital humano por ser um forte elemento de competitividade, vez que as estruturas físicas podem ser copiadas, mas o capital humano não. Sendo assim, é essencial o estudo da personalidade nas organizações por sua importância na promoção do desenvolvimento das habilidades humanas, na criação de equipes e na escolha de seus líderes, em meio a um mercado em constante mudança. Contudo, o atual grau de conhecimento acerca do assunto ainda se mostra bastante insatisfatório. A trilogia de ficção denominada Divergente de Roth (2013) oferece inspiração para a criação de um modelo válido e abrangente da personalidade humana, inclusive com corroboração empírica tanto da sua adequação em termos de framework psicológico quanto do seu valor para a compreensão de diversos aspectos da vida profissional dos indivíduos. Tendo como pergunta de pesquisa: como seria um modelo psicológico da personalidade humana inspirado na série de ficção Divergente e que valor ele poderia agregar para o estudo das relações dos indivíduos nas organizações onde trabalham? Assim, pretende-se realizar um modelo científico da personalidade baseado nas cinco dimensões sugeridas pelas Facções da trilogia literária Divergente de Roth (2013) e na literatura científica em teorias da personalidade. Busca-se elaborar e validar um instrumento psicométrico capaz de avaliar satisfatoriamente as dimensões de personalidade representadas pelas Facções, levando em conta tanto a consistência interna quanto a associação com diversas dimensões psicológicas ligadas à cognição e ao comportamento. Aplicar-se-á um instrumento psicométrico criado, bem como outros testes e questionários, a um grupo de profissionais de nível superior atuando em organizações públicas e privadas nos setores de comércio e serviços, bem como profissionais a procura de emprego, de modo a aferir a sua potencial utilidade prática para a compreensão do desempenho e de realização profissionais. O trabalho justifica-se pela importância do estudo das Teorias da Personalidade no âmbito empresarial, que apesar da baixa relevância prática, ainda são vastamente aplicadas nas organizações.

Presidente - 1133631 - ANTONIO ROAZZI
Externa à Instituição - BRIGITTE RENATA BEZERRA DE OLIVEIRA
Interna - 1204952 - DEBORA COUTINHO PASCHOAL DOURADO
Interno - 1133764 - FERNANDO GOMES DE PAIVA JUNIOR