Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINE RAMOS ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINE RAMOS ROCHA
DATA : 29/08/2023
LOCAL: Virtual - Às 09:00h

As Implicações sociais e econômicas da precarização do trabalho enfrentada pelos trabalhadores no Cooperativismo de Plataforma: Um estudo de caso dos trabalhadores catadores de materiais reciclavéis na plataforma Cataki app no Recife-Pe.

Trabalho. Cooperativismo de plataforma. Precarização do trabalho. Catadores de materiais reciclavéis.

Nas últimas décadas o mercado de trabalho mundial foi extremamente alterado pelas influências do processo de digitalização implantado nas empresas a partir do uso das tecnologias digitais nos processos de produção, gestão de pessoas, e marketing de produtos e serviços. As empresas passaram a aderir o modelo de plataformas digitais para adentrar em mercados geográficos antes não alcançados de modo a aproveitar as facilidades tecnológicas para reduzir os custos de pessoal, custos de produção e aumentar as chances de geração de lucros. Com isso, o capitalismo de plataforma alcançou avanços através das plataformas digitais. Contudo, não houve benefícios sociais mais amplos, a exemplo do aumento das condições precárias do trabalho flexivél e digital que muitos trabalhadores passaram a enfrentar, como: longas jornadas de trabalho; falta de segurança física nos locais de trabalho; aumento dos custos com equipamentos e materiais de trabalho; diminuição de direitos trabalhistas; vigilância excessiva de comportamentos; e diminuição do poder de participação e organização do próprio trabalho. Em contraposição aos efeitos de concentração de propriedade da internet e das consequências da precarização do trabalho surge no ambiente acadêmico da The New School em Nova York, Estados Unidos, discussões sobre a necessidade de mudanças na propriedade da internet e o cenário de precarização do trabalho por plataformas liderado pelo professor Trebor Scholz, que criou o termo Cooperativismo de plataforma para referir-se ao novo modelo de propriedade coletiva de internet e de organização democrática do trabalho concretizado com o modelo das cooperativas de plataformas. Esta pesquisa tem o objetivo de compreender as implicações sociais e econômicas do trabalho pelos trabalhadores do cooperativismo de plataforma e as relações com a realidade de precarização do trabalho, os procedimento metodológicos escolhidos definem este estudo como pesquisa qualitativa de estudo de caso, de dimensão interpretativa, os métodos de coleta de dados serão a observação participante, as entrevistas narrativas, os documentos e materiais audiovisual produzidos durante a entrada no campo, a análise dos dados qualitativos será feita através da análise de conteúdo interpretativista conforme Bardin (2011). Os sujeitos e o lócus desta pesquisa serão os trabalhadores catadores de materiais reciclavéis que utilizam a plataforma brasileira Cataki App para o trabalho diário de coleta de materiais reciclavéis na cidade do Recife-PE. Espera-se que os resultados possam trazer a compreensão da realidade de trabalho dos catadores de materiais reciclavéis com o uso da plataforma Cataki app para o desempenho de suas atividades e relações sociais no contexto de precárias condições de trabalho.

Presidente - 1204952 - DEBORA COUTINHO PASCHOAL DOURADO
Externo à Instituição - FRANCISCO RICARDO BEZERRA FONSECA
Interna - 258336 - JACKELINE AMANTINO DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 16/08/2023 16:19