Banca de QUALIFICAÇÃO: MARILIA ABIGAIL MENESES BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARILIA ABIGAIL MENESES BATISTA
DATA : 31/08/2023
LOCAL: Virtual - Às 14:00h
TÍTULO:

PELA KILL DO MACHISMO: Resistência de influenciadoras digitais gamers por meio da performatividade de corpos ciborgues 


PALAVRAS-CHAVES:

Mulheres gamers. Teoria da cultura de consumo. Corpo ciborgue. Performatividade. Netnografia. Arqueogenealogia. 


PÁGINAS: 86
RESUMO:

Os novos contextos tecnológicos trouxeram novas formas de consumo e possibilitaram o surgimento e a reconfiguração de diversas subculturas de consumo. A cultura gamer enquanto uma subcultura de consumo, pois advém de objetos de consumo (jogos digitais), se caracteriza muitas vezes como uma cultura tóxica que descredibiliza, exclui e ataca mulheres que também são integrantes dela, evidenciando assim uma toxidade do consumo.  Essa toxidade da subcultura gamer também é uma toxidade de gênero, pois acontece porque estarmos submersos em uma cultura patriarcal que rege as relações sociais de forma que supervaloriza o homem, branco e heteronormativo. Porém o consumo nem sempre é sinônimo de toxidade, ele também pode tornar-se um meio para resistência. É neste sentido que defendemos que a luta das mulheres para permanecia e aceitação na cultura gamer representa uma forma de resistência do consumo e neste caso, especificamente, uma resistência feminista. A força de resistência das mulheres gamers pode ser representada através de influenciadoras digitais gamers que se tornam figuras representativas e impulsionadoras do movimento, a partir de sua atividade prossumerista como streamers gamers, convivem corriqueiramente com os ataques dentro do ciberespaço. A presença delas no ciberespaço, ocorre por meio de um corpo ciborgue que se materializa digitalmente através de dados e possibilita que elas performem suas identidades, seus corpos, formas e gêneros. Diante disto, objetivamos  entender como o prossumo de influenciadoras digitais gamers evidenciam uma resistência ao machismo por meio da performatividade de seus corpos ciborgues. Para tal, nos debruçaremos sobre as principais influenciadoras e jogadoras profissionais do jogo Counter-Strike (CS: GO), por ser um jogo tipicamente masculinizado e excludente de mulheres. Por se tratar de um fenômeno pertencente a uma subcultura de consumo imbricada ao ciberespaço, utilizaremos a técnica de netnografia em conjunto com a arqueogenealogia foucaultina. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1667829 - ANDRE LUIZ MARANHAO DE SOUZA LEAO
Externo à Instituição - BRUNO MELO MOURA
Externa ao Programa - 1727984 - FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA - nullExterna ao Programa - 2133092 - SORAYA MARIA BERNARDINO BARRETO JANUARIO - null
Notícia cadastrada em: 16/08/2023 11:52
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