Aspectos pessoais cognitivos e morais altruístas na intenção e no comportamento de adoção de energia solar.
Adoção de energia solar. Difusão de inovação. Ativação da norma. Aspectos cognitivos e morais.
Diante da crise existente no cenário energético, buscam-se tecnologias de armazenamentos sustentáveis e fontes de energias renováveis como alternativas energéticas sustentáveis, sendo uma das fontes amplamente pesquisada a energia solar que é uma tecnologia verde. Por isso, esse estudo concentra sua atenção na integração de dois modelos teóricos para explicar a intenção e comportamento de adotação da energia solar: a Teoria da Difusão da Inovação, em ingês: Diffusion of Innovation Theory (IDT) (Rogers, 2003), onde serão considerados três características dos consumidores: vantagem relativa, compatibilidade e observabilidade; e a Teoria de Ativação da Norma, em ingês: Norm Activation Theory (NAT) (Schwartz, 1977), onde serão considerados três variáveis: consciência das consequências, responsabilidade atribuída e norma pessoal. A partir disso, esse estudo busca Investigar a influência dos aspectos pessoais cognitivos da difusão da inovação e os morais altruístas da ativação da norma sobre a intenção e comportamento de adoção de energia solar. Para que essa diretriz seja alcançada, será realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não probabilística. A coleta de dados será realizada por meio de um survey online, distribuída pela técnica snowball. A amostra será composta por no mínimo 320 respondentes e para análise dos dados será utilizada a Modelagem de Equações Estruturais. Espera-se obter nos resultados a mensuração de antecedentes e mediadores sobre a adoção de energia solar envolvidos nos aspectos pessoais cognitivos e morais altruístas dos consumidores. Ademais, esse estudo espera contribuir de forma científica, prática e social. No que se refere às contribuições científicas, espera-se a possibilidade de inovação conceitual devido ao fato da união de fatores sócio-econômicos e os fatores sócio-psicológicos, especialmente visando estreitar essa lacuna de estudos relacionados à adoção de energia solar em países em desenvolvimento. No que diz respeito às contribuições práticas, espera-se fornecer insights para as empresas e/ou profissionais de marketing acerca da adoção de energia solar, proporcionando um aumento na compreensão sobre a adoção desse consumo de energia e de seus consumidores em potencial. Em relação às contribuições sociais, espera-se trazer reflexões para promoção do desenvolvimento de energia sustentável no Brasil.