CONDIÇÕES DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS NO SERVIÇO PÚBLICO: o caso dos gestores governamentais da SEPLAG/PE
competências; competências no serviço público, competências digitais.
O atual cenário de mudanças sócio-políticas e econômicas traz à administração pública o desafio do desenvolvimento, entre os servidores públicos, de uma cultura de concepção digital que oriente a transformação digital. A proposta desta pesquisa é refletir sobre as contribuições que a compreensão do servidor sobre as condições de desenvolvimento das competências digitais em seu contexto de trabalho pode trazer a esse desafio. Os sujeitos da pesquisa serão os integrantes da carreira de gestor governamental da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco - SEPLAG, a partir da produção de soluções em tecnologia da informação no contexto do trabalho por parte desses servidores a despeito de prévia formação acadêmica na área de tecnologia da informação. Serão identificadas legislações, normativos e diretrizes internas relacionadas ao desenvolvimento de competências dos servidores da SEPLAG, bem como realizadas entrevistas com gestores governamentais. As entrevistas irão possibilitar a análise das condições de desenvolvimento de competências digitais dos servidores em seu contexto de trabalho a partir dos cursos de ação sugeridos por Le Boterf, autor que sustenta o entendimento de competência como processo no qual a autonomia e o engajamento do indivíduo possuem papel relevante. Assim, o estudo poderá trazer à discussão questões que influenciam ou dificultam o desenvolvimento dessas competências.