A RELAÇÃO ENTRE A PERCEPÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS POR PARTE DOS TURISTAS E A DECISÃO DE INDICAÇÃO AO DESTINO TURÍSTICO
Gestão em Turismo. Serviços Públicos. Cocriação de destinos
Como usuários, de forma direta e indireta, de diversos serviços públicos, os turistas possuem um grande impacto econômico e social nos destinos visitados, gerando receitas tributárias que são usadas como fonte de financiamento da infraestrutura das localidades. Uma vez que que são clientes, ainda que de forma casual, dos mesmos serviços que a população local, a participação dos turistas na criação e controle de serviços públicos tem se tornado um fator de engajamento, fidelização e satisfação dos visitantes com o local. Esta participação tem sido cada vez mais incentivada como base para a cocriação de destinos turísticos e pode trazer benefícios para os turistas, habitantes e administração pública. Um maior engajamento do turista com o destino visitado pode auxiliar no oferecimento de melhores serviços públicos e aumentar o fluxo de turistas mediante o retorno e a indicação da localidade a outros turistas. Portanto, esta pesquisa tem por objetivo investigar a relação entre a avaliação dos serviços públicos por parte dos turistas e a decisão de indicação ao destino turístico, com o recorte geográfico na cidade de Recife, Pernambuco. Sob aspecto metodológico quantitativo, esta pesquisa tem como pressuposto amostral, 384 casos coletados mediante questionários fechados e analisados com uso da estatística descritiva e multivariada com uso das técnicas de análise fatorial exploratória e modelagem de equações estruturais.