Banca de DEFESA: ANA PAULA DA SILVA

DISCENTE: ANA PAULA DA SILVA
DATA : 05/03/2024
LOCAL: google meet - online

BEM-ESTAR SUBJETIVO E MOTIVAÇÃO: estudo sobre a perspectiva dos consumidores que se hospedam em Porto de Galinhas (Ipojuca/PE)

Bem-estar Subjetivo; Motivação; Meios de Hospedagem; Consumidor

O bem-estar está presente em vários segmentos do mercado, apresentando grande importância do ponto de vista social e econômico. As pessoas estão demandando cada vez mais por bem-estar, seja ele psicológico, social ou mesmo subjetivo, que abrange uma visão mais hedônica do bem-estar, sendo considerado sinônimo de felicidade, satisfação ou qualidade de vida. E a busca pela felicidade, ou pelo bem-estar subjetivo, influencia na escolha de diversos produtos e serviços. Por exercer essa influência, o bem-estar subjetivo pode ser, em alguns casos, um fator motivacional nas decisões de compra e consumo. Assim, o BES pode ser a motivação para uma pessoa viajar ou mesmo para a escolha de um determinado destino turístico ou do local onde irá se hospedar. Com isso, o bem-estar subjetivo, que já representa um segmento importante para o turismo, a exemplo do Wellness e do Wellbeing Tourism, também pode estar presente em outros segmentos do turismo, podendo ser vivenciado em qualquer experiência turística e os meios de hospedagem podem exercer influência sobre essa experiência. Diante disso, essa pesquisa visa analisar a relação entre bem-estar subjetivo e motivação no consumo dos meios de hospedagem do destino turístico de Porto de Galinhas (Ipojuca/PE) sob o ponto de vista do consumidor, entendendo se essa relação existe nos meios de hospedagem escolhidos para esta pesquisa. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza explicativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com os hóspedes e pesquisa documental para coletar os dados, visando responder os objetivos propostos nesta pesquisa. Além das entrevistas, foi realizada a observação. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise do conteúdo temática ou categorial, com o apoio do software ATLAS.ti. A partir do material coletado nas entrevistas e das análises feitas no ATLAS.ti, foi possível identificar as principais motivações para a escolha dos meios de hospedagem, sendo alguns destes: localização, infraestrutura, opções de lazer, dentre outros. Analisando como ocorria a percepção do bem-estar subjetivos para os entrevistados durante suas experiências, foi possível identificar o bem-estar subjetivo, uma vez que os entrevistados mencionaram que a felicidade e a satisfação estavam presentes durante o período que estavam nos hotéis. A análise também possibilitou conhecer os fatores promotores e redutores do bem-estar durante o consumo do meio de hospedagem e, por fim, respondendo a pergunta central, foi possível identificar que a relação entre bem-estar subjetivo e motivação nos casos escolhidos para esta pesquisa, era o desejo em revisitar o meio de hospedagem.

Interno - 3884950 - ANDERSON GOMES DE SOUZA
Presidente - 1631602 - ANDRE FALCAO DURAO
Externa ao Programa - 1361593 - MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA - null
Notícia cadastrada em: 26/02/2024 11:26