Banca de DEFESA: VITÓRIA EDUARDA PEDROSA AVELINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VITÓRIA EDUARDA PEDROSA AVELINO
DATA : 05/02/2024
HORA: 15:00
LOCAL: google meet - online
TÍTULO:

COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS DE MULHERES E CAPACIDADES DINÂMICAS EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE CAFETERIAS NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE – PE


PALAVRAS-CHAVES:

Empreendedorismo feminino; competências empreendedoras; capacidades dinâmicas; cafeterias.


PÁGINAS: 151
RESUMO:
O estudo analisa a importância crescente das mulheres no empreendedorismo no Brasil e seus desafios. Aborda a vertente de análise comportamental do empreendedorismo. O estudo tem como objetivo analisar a relação entre as competências empreendedoras das proprietárias e as capacidades dinâmicas das micro e pequenas empresas de cafeterias na Região Metropolitana do Recife-PE para alcançar vantagem competitiva.

Para tanto, o referencial teórico discute empreendedorismo, enfatizando o empreendedorismo feminino e o papel das mulheres no processo. Aborda também as competências empreendedoras, que englobam habilidades, conhecimentos e atitudes necessárias para o sucesso em atividades empreendedoras, apresentando diversos modelos e conceitos e a definição do modelo utilizado neste estudo. Adicionalmente, o estudo explora capacidades dinâmicas, habilidades que permitem às empresas adaptarem-se às mudanças no ambiente de negócios, classificando-as em diferentes tipos, e também a definição do modelo utilizado neste estudo. Por fim, analisa a vantagem competitiva, que consiste na capacidade de uma empresa superar seus concorrentes, discutindo a evolução do conceito e sua relação com a gestão feminina no contexto empresarial.
A metodologia explora a escolha da abordagem qualitativa com o uso da entrevista semiestruturada para o estudo em questão. O estudo foca em múltiplos casos de cafeterias administradas por mulheres, que possuam vantagem competitiva sustentada no mercado pernambucano. A análise de conteúdo de Bardin (2016)  foi empregada na análise dos dados, com o apoio do software ATLAS.ti.
Como resultado foi possível perceber que as competências empreendedoras: Persuasão e network, Comprometimento com o negócio, Exigência de qualidade e eficiência e Busca de oportunidade; e as capacidades dinâmicas: Flexibilização, Renovação, Aquisição, Assimilação e Transformação, foram as que mais se destacaram nas entrevistas. E as competências de Comprometimento com o negócio, Estabelecimento de metas, e Busca de informação, + as capacidades Renovação, Transformação. Assimilação e Aquisição, foram as principais relacionadas permitindo criar uma vantagem competitiva para mulheres empreendedoras no mercado de cafeterias na RMR.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - JULIANA MEDAGLIA SILVEIRA - UFPR
Presidente - 2364005 - VIVIANE SANTOS SALAZAR
Interna - 2478100 - YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
Notícia cadastrada em: 31/01/2024 07:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07