Banca de DEFESA: PATRICIA CARDOSO LYRA DA FONSECA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA CARDOSO LYRA DA FONSECA
DATA : 04/10/2023
HORA: 15:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

MARKETING DE MÍDIAS SOCIAIS E PRODUTOS GASTRONÔMICOS DA CAATINGA: estudo sobre o desenvolvimento de conteúdo promocional da Cooperativa Coopercuc em seu perfil oficial do Instagram


PALAVRAS-CHAVES:

Marketing Digital; Social Media Marketing; Marketing de Conteúdo, Gastronomia; Caatinga; Coopercuc


PÁGINAS: 105
RESUMO:

O avanço da tecnologia tem permitido uma maior interação entre as organizações e seu público, aproximando-os. O uso frequente das redes sociais é um dos motivos dessa aproximação e o conteúdo produzido e postado é o chamariz desse público. Neste contexto, o marketing digital e as estratégias de marketing de mídias sociais e o marketing de conteúdo tornaram-se praticamente indispensáveis, principalmente o Instagram, por ser uma das redes sociais mais usadas no Brasil e no Mundo. O crescimento do uso dessa ferramenta atrai muitas empresas, entre elas as cooperativas, ligadas ao ramo de alimentação, como a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá-Coopercuc, localizada no sertão da Bahia, objeto de pesquisa desta dissertação. A finalidade deste estudo é analisar de que forma o conteúdo promocional da Coopercuc, em específico o dos produtos gastronômicos da caatinga, é desenvolvido em seu perfil do Instagram. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Como estratégia de coleta de dados foi utilizada pesquisa documental e uma entrevista semiestruturada, com a Assessora de Comunicação da cooperativa, responsável pelo Instagram. Já a pesquisa documental sucedeu em um corpus da pesquisa, com 219 documentos em texto, que acompanhavam as postagens em fotos, vídeos e nas construções de hashtags. Para a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, com categorização do conteúdo, resultando em nove categorias, todas envolvendo promoção, atrelada a outra categoria, como: marca, caatinga, interatividade, data comemorativa, eventos, cooperativa, agricultura, história, produção e visitas. Os resultados encontrados indicaram que a Coopercuc utiliza o marketing digital e as estratégias citadas acima, utilizando-as para a promoção dos produtos gastronômicos produzidos pela cooperativa, com insumos provenientes da caatinga. Foi constatado também que esse conteúdo promocional vai além da venda pela venda, No entanto, foi constatado que esse conteúdo promocional é utilizado sempre com outra categoria, como forma de agregar valor. A promoção vai além da venda pela venda, pois muito mais que vender a esse consumidor final a Coopercuc, quer passar conceitos, bem representado pelo seu slogan “Mais do que sabor... Histórias”.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3884950 - ANDERSON GOMES DE SOUZA
Presidente - 1631602 - ANDRE FALCAO DURAO
Externa à Instituição - MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
Notícia cadastrada em: 29/09/2023 10:47
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