Banca de QUALIFICAÇÃO: RAPHAELA TREZZA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAPHAELA TREZZA LIMA
DATA : 05/07/2023
LOCAL: google meet - online

QUEM TE INFLUENCIA A VIAJAR? A RELAÇÃO DO EU ESTENDIDO DIGITAL DE INFLUENCIADORES DE VIAGENS E O ENGAJAMENTO ONLINE DE SEUS SEGUIDORES NAS MÍDIAS SOCIAIS: o caso do perfil @mundosf

eu estendido digital; influenciadores de viagens; engajamento online; mídias sociais.

Os estudos no campo do comportamento do consumidor buscam esclarecer como o indivíduo pode ser influenciado diante do contexto da escolha e tomada de decisão de compra, a partir da análise de certos fatores internos e externos. Dentro deste campo científico, pesquisadores procuram identificar as etapas do processo de tomada de decisão de compra realizado pelo indivíduo. Diante desses estudos, alguns autores identificaram que grande parte do processo de compra desses consumidores estava sugestionado a partir da forma como ele se enxergava (autoimagem) e como ele se percebia similar aos bens, ou seja – a representação do Eu, dentro do consumo. Estudos que buscaram a compreensão do Eu, contribuíram para que o autor Russell W. Belk, em 1988, formulasse a teoria do Eu estendido (do inglês, Extended Self), cuja premissa afirma que o consumidor percebe suas posses (incluindo não apenas objetos, mas também pessoas, coisas e lugares) como uma extensão do seu Eu. Essa teoria auxiliou – e ainda auxilia nos dias de hoje – diversos estudos sobre a representação do Eu no comportamento de consumo. O surgimento da internet e sua presença na vida cotidiana do consumidor influencia diretamente todo este processo de compra e de consumo. O aumento do uso das mídias sociais para tomada de decisão no consumo tem impactado de maneira intensa o mercado de turismo. Desta forma, este estudo tem como objetivo principal, analisar a relação entre o Eu estendido digital de influenciadores de viagens do perfil @mundosf e o engajamento online de seus seguidores nas mídias sociais. Diante dos objetivos mencionados, a pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória. A estratégia de pesquisa escolhida para atender a questão central do estudo foi o estudo de caso, com aplicação de entrevista semiestruturada que será realizada com o casal influenciadores de viagem, Renan e Michele do canal @mundosf. De maneira complementar, como técnica de análise de dados, será adotada a análise de conteúdo, análise semiótica de imagem e técnica de incidentes críticos e com o objetivo de manter o rigor e aumentar a transparência da pesquisa, este estudo utilizará a trilha de auditoria.

Presidente - 1631602 - ANDRE FALCAO DURAO
Externo à Instituição - ANDRÉ RIANI COSTA PERINOTTO
Interno - 1145055 - JULIO CESAR FERRO DE GUIMARAES
Notícia cadastrada em: 29/06/2023 09:28