Banca de QUALIFICAÇÃO: NEMILEIDE COSTA MATIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NEMILEIDE COSTA MATIAS
DATA : 16/05/2022
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET

Jogo Educativo como Ferramenta na Conscientização para Prática de uma Educação Ambiental Sustentável

Conscientização, Educação Ambiental, Interdisciplinaridade

O ambiente escolar é uma extensão do ambiente em que vivemos. E é de extrema relevância trabalhar a educação ambiental, conscientizando através dos mais diversos conteúdos trabalhados nas disciplinas e uma dessas formas é a utilização de jogos, que conseguem de forma lúdica transmitir diversos temas. Dentro deste contexto, este trabalho tem objetivo de desenvolver um jogo de tabuleiro sobre a água abordando os temas: desperdícios, conservação e práxis conscientes de forma interdisciplinar, como material de apoio pedagógico para as atividades de Educação Ambiental no Ensino Médio. Para isso, serão confeccionados um tabuleiro, um dado, cartas de cores variadas contendo perguntas, desafios experimentais, bem como orientações nas cartas trunfo e pequenos objetos reciclados para serem utilizados no jogo. Além das regras do jogo, as quais conduzirão os participantes e o mediador durante todo o desenvolver do jogo. Será produzido em parte com materiais reciclados e pretende-se trabalhar em uma escola da rede Estadual de ensino, a EREFEM Joaquim Xavier de Brito, Recife-PE. Este jogo terá como base vasto material rico em informações, associando a correntes ambientalistas proposta por Hawken, ambientalista de mercado-verde, dentre outros. Espera-se ainda ao final dessa dissertação a sua aplicação e validação com alunos e docentes do ensino médio.

Externa à Instituição - MARIA ISABELA DE ANDRADE PEREIRA
Interno - 1839345 - OTACILIO ANTUNES SANTANA
Presidente - 2364049 - PAULO EUZEBIO CABRAL FILHO
Notícia cadastrada em: 02/05/2022 10:27