Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEX DA SILVA QUEIROZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEX DA SILVA QUEIROZ
DATA : 27/04/2022
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL

Documentário para a Práxis Ambiental: a Vaquejada de Surubim (PE) e a Pegada da Latinha de Alumínio

Audio-Visual; Pegada Ecológica; Educação Popular

A demanda e motivação deste trabalho surgiu a partir da informação do crescimento e da quantidade exponenciais da produção, do consumo, do descarte e do destino das latinhas de alumínio de forma incorreta no solo, principalmente nos grandes eventos culturais. E que, apesar da reciclagem desse produto, caberá a toda sociedade, o compromisso de reduzir o consumo desse produto, preservar o meio ambiente local, entender a importância sobre materiais reciclados, do descarte correto de resíduos sólidos, coleta seletiva e do cuidado com à nossa casa comum: a Terra. O produto técnico e tecnológico a ser construído é potente e efetivo para o processo de ensino e aprendizagem, pois de forma interdisciplinar estar conectado e alinhado com os referenciais teóricos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. e, é claro, por se desdobrar em uma práxis ambiental. O objetivo deste trabalho foi a partir de um meio (documentário) experenciar o consumo de um resíduo sólido, latinhas de alumínio, a levar a redução da pegada ecológica do evento cultural: A Vaquejada de Surubim. A construção do documentário foi realizada a partir da seguinte roteirização: escolha do tema a ser abordado e o tempo de duração; escolhas dos entrevistados, personagens, cinegrafista e narrador; envio de carta convite para os entrevistados; produção das perguntas e dos conteúdos abordados no ato das entrevistas; elaboração de um termo de consentimento de uso da imagem; definição dos locais e cenários a serem gravados, equipamentos audiovisuais. O processo de edição passou por uma organização sequencial das falas; das imagens; dos créditos e da qualidade do som e das imagens. Os resultados preliminares encontrados foram cumprir com as demandas solicitadas socialmente; validar com bons índices os resultados e aceitabilidade pelos docentes da rede básica de ensino e a CAPES; ser aprovado como uma potente ferramenta de aprendizagem; atingir o público-alvo e ser um produto interdisciplinar.

Externa ao Programa - 008.823.984-58 - JANAINA MARIA OLIVEIRA DE ASSIS - UFPE
Presidente - 1839345 - OTACILIO ANTUNES SANTANA
Interno - 2364049 - PAULO EUZEBIO CABRAL FILHO
Notícia cadastrada em: 11/04/2022 09:05