Banca de QUALIFICAÇÃO: PERYCLES EMMANOEL GOMES DE MACEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PERYCLES EMMANOEL GOMES DE MACEDO
DATA : 13/04/2023
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

ONDE ESTÃO OS MENINOS DA ESCOLA? REFLEXO DA CONSTRUÇÃO DAS
MASCULINIDADES NO PROCESSO DE EVASÃO ESCOLAR DOS HOMENS


PALAVRAS-CHAVES:

Homens, Masculinidades, Gênero, Evasão Escolar.


PÁGINAS: 81
RESUMO:

Do interior da revisão epistemológica proposta pelos feminismos brotou uma série de
desdobramentos teóricos que descortinaram e desnaturalizaram algumas das supostas verdades
intransponíveis que tentaram limitar mulheres e homens em papéis sociais fixos. Dentre esses
desdobramentos teóricos, destacamos os estudos de masculinidades. Esse campo começa a se
configurar entre as décadas de 1970 e 1980 e se fundamentava, principalmente, na
desconstrução da ideia de homem universal – sujeito necessariamente heterossexual, branco,
provedor, forte, viril, competitivo, violento e autocentrado. As principais compreensões
teóricas a respeito das masculinidades assinalam esse construto cultural como uma
configuração de prática em torno da posição dos homens na estrutura das relações de gênero.
A partir das contribuições dos estudos plurais de gênero, ou seja, os estudos queer, optamos
por compreender a masculinidade como uma prática performativa que confere inteligibilidade
cultural aos corpos e subjetividades dos homens no interior de um determinado quadro
regulatório. Os homens são a maioria entre as vítimas de acidentes fatais, homicídios e
suicídios, bem como são a maioria entre os casos de insucesso escolar e entre aqueles que
abandonam e evadem da escola. A associação entre trabalho, defasagem, evasão ou abandono
escolar dos rapazes, embora relevante, não pode ser apontada como único, nem mesmo como
o mais significativo dos fatores. O fenômeno da evasão escolar ocorre quando o estudante
deixa a escola com possibilidades de voltar. Portanto levantamos o seguinte problema de
pesquisa: que elementos, associados à construção social das masculinidades, contribuíram com
o quadro de evasão escolar dos homens na cidade de Caruaru-PE? O percurso metodológico
do presente estudo foi elaborado a partir de uma abordagem qualitativa. O estudo é de natureza
exploratória. Participarão como sujeitos da pesquisa homens matriculados nos cursos de
licenciatura da UFPE-CAA que tenham vivido e superado o fenômeno da evasão escolar.
Utilizamos a entrevista semiestruturada para a obtenção dos dados empíricos que serão
analisados a partir da análise de discurso foucaultiana.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1528796 - ALLENE CARVALHO LAGE
Externo ao Programa - 3227043 - ELTON BRUNO SOARES DE SIQUEIRA - nullPresidente - 3480235 - MARCELO HENRIQUE GONCALVES DE MIRANDA
Notícia cadastrada em: 11/04/2023 10:12
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