ONDE ESTÃO OS MENINOS DA ESCOLA? REFLEXO DA CONSTRUÇÃO DAS
MASCULINIDADES NO PROCESSO DE EVASÃO ESCOLAR DOS HOMENS
Homens, Masculinidades, Gênero, Evasão Escolar.
Do interior da revisão epistemológica proposta pelos feminismos brotou uma série de
desdobramentos teóricos que descortinaram e desnaturalizaram algumas das supostas verdades
intransponíveis que tentaram limitar mulheres e homens em papéis sociais fixos. Dentre esses
desdobramentos teóricos, destacamos os estudos de masculinidades. Esse campo começa a se
configurar entre as décadas de 1970 e 1980 e se fundamentava, principalmente, na
desconstrução da ideia de homem universal – sujeito necessariamente heterossexual, branco,
provedor, forte, viril, competitivo, violento e autocentrado. As principais compreensões
teóricas a respeito das masculinidades assinalam esse construto cultural como uma
configuração de prática em torno da posição dos homens na estrutura das relações de gênero.
A partir das contribuições dos estudos plurais de gênero, ou seja, os estudos queer, optamos
por compreender a masculinidade como uma prática performativa que confere inteligibilidade
cultural aos corpos e subjetividades dos homens no interior de um determinado quadro
regulatório. Os homens são a maioria entre as vítimas de acidentes fatais, homicídios e
suicídios, bem como são a maioria entre os casos de insucesso escolar e entre aqueles que
abandonam e evadem da escola. A associação entre trabalho, defasagem, evasão ou abandono
escolar dos rapazes, embora relevante, não pode ser apontada como único, nem mesmo como
o mais significativo dos fatores. O fenômeno da evasão escolar ocorre quando o estudante
deixa a escola com possibilidades de voltar. Portanto levantamos o seguinte problema de
pesquisa: que elementos, associados à construção social das masculinidades, contribuíram com
o quadro de evasão escolar dos homens na cidade de Caruaru-PE? O percurso metodológico
do presente estudo foi elaborado a partir de uma abordagem qualitativa. O estudo é de natureza
exploratória. Participarão como sujeitos da pesquisa homens matriculados nos cursos de
licenciatura da UFPE-CAA que tenham vivido e superado o fenômeno da evasão escolar.
Utilizamos a entrevista semiestruturada para a obtenção dos dados empíricos que serão
analisados a partir da análise de discurso foucaultiana.