Banca de DEFESA: THAYLINE SOARES FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYLINE SOARES FERREIRA
DATA : 26/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

COMUNICAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: possibilidades no

Ensino Remoto


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Matemática Crítica. Padrões de comunicação. Diálogo nas aulas de
matemática. Ensino Remoto.


PÁGINAS: 106
RESUMO:

A pesquisa de mestrado foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação
Contemporânea do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco e
se insere nos domínios da Educação e da Educação Matemática (EMC). Fundamentada na
Educação Matemática Crítica, que tem como uma de suas âncoras o diálogo na teoria freireana,
elegeu os padrões comunicação para compreender como se constitui a comunicação em aulas
de matemática realizadas por meio do Ensino Remoto em escolas de uma rede pública
municipal do Agreste Pernambuco. Para tanto, utilizou-se de um questionário, da observação
das aulas realizadas remotamente, em razão da pandemia da Covid-19, realizadas,
prioritariamente, por meio do aplicativo WhatsApp, e de uma análise documental de atividades
propostas por três professoras que ensinam em duas escolas públicas municipais sediadas em
um município do Agreste Pernambucano. A primeira parte do questionário visou obter
informações sobre o perfil profissional e de experiência das professoras com o ensino da
matemática, e a segunda versou sobre o ensino de matemática por meio do Ensino Remoto.
Para acessar elementos sobre os padrões de comunicação mobilizados pelas professoras,
delimitamos a situação corrente e a situação imaginada, que derivam da EMC, como categorias
analíticas. As respostas das professoras permitiram identificar dois padrões de comunicação. O
absolutismo burocrático, padrão mais presente nos dados analisados, caracterizado, por um
lado, pela quase ausência de problematização das atividades e, por outro, pela preocupação das
professoras em obter sempre as respostas corretas por parte dos estudantes. O diálogo,
identificado, em menor proporção, por meio de elementos característicos que se evidenciaram,
por exemplo, quando as professoras questionavam os estudantes sobre o conteúdo matemático
trabalhado nas aulas e quando elas os incentivavam a pesquisar sobre determinados temas.
Consideramos esses elementos do diálogo podem se configurar em um ponto de partida para a
realização de uma investigação na perspectiva da EMC. Os resultados da pesquisa desenvolvida
no período do Ensino Remoto abrem questionamentos sobre a comunicação nas aulas de
matemática que pode se estabelecer no ensino presencial, bem como sobre o papel dos
estudantes nessa comunicação.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1998712 - EVERALDO FERNANDES DA SILVA
Presidente - 2306894 - IRANETE MARIA DA SILVA LIMA
Externa à Instituição - RAQUEL MILANI
Notícia cadastrada em: 14/12/2022 09:38
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