Banca de DEFESA: ANTONIO SEVERINO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO SEVERINO DA SILVA
DATA : 06/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

MEMÓRIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: Saberes camponeses que emergem das relações entre a escola e a narrativa de si na formação dos/as estudantes e das professoras


PALAVRAS-CHAVES:

Memórias pedagógicas. Escolas do campo. Saberes camponeses.


PÁGINAS: 134
RESUMO:

A pesquisa tem como objeto as “Memórias pedagógicas quanto aos saberes camponeses na
formação dos estudantes e dos professores do campo”. Desenvolvida no Programa de Pós
graduação em Educação Contemporânea (PPGEudC), na Universidade Federal de Pernambuco,
Centro Acadêmico do Agreste, na linha Docência, Ensino e Aprendizagem. Situa-se nas
discussões acerca dos saberes do campo, com foco na relação memórias pedagógicas e os
saberes camponeses, na formação dos sujeitos. O campo pesquisado foi uma escola campesina
no Agreste pernambucano. O problema de pesquisa: Quais as memórias pedagógicas da
educação do campo, e nelas os saberes camponeses, que emergem na formação de seus
estudantes e dos professores? Como objetivo geral: Analisar as memórias pedagógicas da
educação do campo e nelas os saberes que emergem na formação de seus estudantes e dos
professores. E específicos: Identificar que saberes do campo circulam nos documentos oficiais
que tratam da educação do campo; levantar as memórias pedagógicas que impulsionam a
formação dos/as estudantes e dos/as professores/as no contexto camponês; e analisar a
influência das memórias pedagógicas na condução da vida, a partir do paradigma da educação
do campo. Fundamentamos os saberes dos povos nos territórios campesinos em Lemos (2013),
as instituições escolares do campo em Freire (2006), Alencar (2016), Aroyo (2009), Hage
(2005), Caldart (2002) e Lage (2013); e as memórias pedagógicas do campo em Bosi (2003),
Halbwachs (2006) e Seligmann-Silva (2012). A metodologia é de abordagem qualitativa, com
procedimentos de análise documental e análise de conteúdo (MORAES, 1999). Os resultados
mostram que os saberes do campo nos marcos legais não garantem as experiências formativas
pautadas no paradigma educação do campo a partir da classe trabalhadora. Os saberes do campo,
nos documentos oficiais próprios dos estudantes, são pautados na identidade rural, na memória
coletiva, na rede de ciência e tecnologia, nas relações entre escola, comunidade e nos
movimentos sociais, na solidariedade e no diálogo com a sociedade. A influência das memórias
pedagógicas na condução da vida, a partir do paradigma da educação do campo, mostram que
a afetuosidade mobiliza sujeitos a resistirem e transformarem o território, a partir das relações
entre humanos, a natureza e a cultura. As memórias pedagógicas que impulsionam a formação
dos participantes no contexto camponês vão se reinventando, apropriando-se da cultura,
construindo a trajetória sócio histórica, os saberes, os valores, a concepção de mundo e o
conceito de educação na vida dos sujeitos. Enfim, as memórias pedagógicas da educação do
campo e nelas os saberes que emergem na formação dos participantes, temos a força e a
potência destas mobilizando os sujeitos, as lutas e os saberes na superação dos desafios no
território, tendo a educação como resistência, construindo-se a partir do vivido, dos saberes, do
trabalho e das memórias. Os achados explicitam a necessidade da superação da concepção da
educação rural, que impossibilita os saberes chegarem ao currículo e à prática educativa, além
de mobilizar os saberes/fazeres coletivos marcantes na identidade dos sujeitos e sua relação
com o território.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2377622 - JAQUELINE BARBOSA DA SILVA - nullInterna - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
Presidente - 1525198 - MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
Notícia cadastrada em: 30/11/2022 14:09
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