Os desafios para o enfrentamento do racismo nas práticas docentes dos /as
professores /as das escolas quilombolas: Sambaquim e Sambaquim do Riachão nos municípios de Cupira-PE Panelas-PE.
Prática docente. Educação escolar quilombola. Enfretamento do racismo.
O presente trabalho é fruto da pesquisa de Mestrado desenvolvida na linha de Educação e
Diversidade do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (curso-mestrado),
da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Centro Acadêmico do Agreste. Nesta pesquisa
temos como questão problema: quais os desafios didático-pedagógico para o enfrentamento do
racismo nas práticas docentes dos/as professores/as de escolas quilombolas situados nos
municipais de Panelas-PE e Cupira-PE? Traçamos como objetivo geral: I) compreender as
concepções de racismo dos/as professores/as investigadas/os; II) identificar as expressões de
racismo que podem se fazer presentes em sala de aula; III) caracterizar as práticas docentes de
enfrentamento do racismo dos/as professores/as em sala de aula; VI) identificar os desafios
didáticos- pedagógicos para o enfrentamento do racismo nas práticas docente dos/as
professores/as investigadas/os. Filiamo-nos a abordagem dos Estudos Pós-Coloniais
Grosfoguel, 2007; Mignolo, 2003, 2005, 2008; Quijano, 2002, 2005; e Walsh, 2006, 2008.
Adotamos como procedimento teórico-metodológico a pesquisa documental (OLIVEIRA,
2007), entrevista semiestruturada e a Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN,
1977; VALA, 1990). O campo de pesquisa são as escolas localizadas em território quilombola
(nas comunidades de Sambaquim e Sambaquim do Riachão) nos municípios de Cupira-PE e
Panelas- PE, tendo como sujeitos/as da pesquisa quatros professoras. Os resultados nos indicam
que as práticas docentes das professoras ensaiam uma Educação Escolar Quilombola, estão
próximas a perspectiva da Educação Intercultural e Educação Antirracista.