Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIAO DA SILVA MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIAO DA SILVA MENDES
DATA : 16/11/2022
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E A FORMAÇÃO DISCURSIVA DO PARADIGMA DA BNCC


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Escolar Indígena, BNCC, Discurso, Neoliberalismo,
Interculturalidade


PÁGINAS: 103
RESUMO:

Com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada para o território
nacional no ano de 2017, é exigido que os currículos, em todos os níveis sejam
regulados ou normatizados pelos critérios de uma aprendizagem comum, especificada
na base — limitando o desenvolvimento de currículos nas suas dimensões locais.
Posteriormente, no ano de 2019, é debatido o Plano de Educação Escolar Indígena
(PNEEI), sendo um dos pontos a execução da BNCC em todas as escolas indígenas
do país. Tomamos essa premissa para estabelecer o objetivo geral desta pesquisa,
que é compreender os enunciados e a formação discursiva do paradigma da BNCC
atuando na produção de regularidades da educação escolar indígena. Em um
panorama geral, partimos da seguinte questão: a BNCC, como um discurso produtivo,
cria regularidades para a EEI, alinhada aos paradigmas da educação intercultural, que
afirma as lutas e demandas indígenas, ou constitui uma prática discursiva que
despolitiza e concebe os povos indígenas como uma celebração do multiculturalismo,
em perspectiva neoliberal de currículo? Como metodologia, utilizaremos a perspectiva
arqueológica da análise do discurso de Michel Foucault (1987). Esta busca
compreender como determinados enunciados são organizados em uma regularidade
para produzir determinado discurso enquanto poder-saber para um efeito de verdade.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1314264 - CAROLINE FARIAS LEAL MENDONCA - nullPresidente - 2299920 - SANDRO GUIMARAES DE SALLES
Interno - 1152014 - SAULO FERREIRA FEITOSA
Notícia cadastrada em: 07/11/2022 08:58
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