Banca de DEFESA: MARCIA BATISTA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA BATISTA DA SILVA
DATA : 28/11/2022
HORA: 13:30
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES NA CONTINGÊNCIA PEDAGÓGICA:
necessidades formativas e a indução profissional de professores iniciantes


PALAVRAS-CHAVES:

Saberes Docentes; Contingência Pedagógica; Indução Profissional;
Necessidades Formativas; Professores Iniciantes.


PÁGINAS: 85
RESUMO:

A pesquisa situa-se nas discussões acerca da formação de professores iniciantes. Tomamos
como objeto de estudo “os saberes docentes emergentes da contingência pedagógica, advindos
das necessidades formativas dos professores iniciantes e alimentadores da indução profissional”
desenvolvida no PPGEduC/UFPE-CAA. Como questão de pesquisa temos: quais os saberes
docentes emergentes da contingência advindos das necessidades formativas dos professores
iniciantes que contribuem para a indução profissional? E o objetivo geral: Analisar os saberes
docentes emergentes da contingência pedagógica, advindos das necessidades formativas dos
iniciantes, que contribuem para a indução profissional. Fundamentamos para discutir os saberes
docentes em Tardif (2014), Gauthier (2006), Borges (2004) e Cunha (2007); contingência
pedagógica a concebemos enquanto o movimento de imprevisibilidade experienciado no
contexto escolar; necessidades formativas conforme Ramalho e Núñes (2011), Bandeira (2014),
Sousa, Rocha, Oliveira e Franco (2020); indução profissional amparada em Wong (2020),
Roldão (2012), Cruz, Farias e Hobold (2020); e professores iniciantes com Carlos Marcelo
(1999), Mendonça (2019), Huberman (1995), Almeida, Reis, Gomboeff e André (2020) e Silva
(2021). A metodologia pautou-se na abordagem qualitativa (LUDKE e ANDRÉ, 2018). Os
procedimentos para a produção dos dados deram-se a partir da análise documental, do
questionário via Google Formulário (GIL, 2008), do grupo de discussão (MEINERZ, 2011) e
das sessões de intervenção (GOUVEIA, 2020). Os dados foram analisados na perspectiva da
análise de conteúdo, via categorização (MORAES, 1999). Os resultados, a partir do objetivo de
“identificar os saberes docentes emergentes da contingência pedagógica, advindos das
necessidades formativas dos iniciantes”, são: “o diálogo, a conscientização, o ensino com vistas
à autonomia, a versatilidade em alternar materiais didáticos, o despertar a vontade de aprender
por meio de estratégias pessoais dos professores, em que esses saberes se manifestam também
por meio de atividades que instiguem a criatividade, a conscientização e a humanização dos
estudantes”. Quanto a “descrever as necessidades formativas dos professores iniciantes da
rede”, estas são: a “falta de conhecimento sobre a tecnologia, ausência de acompanhamento dos
responsáveis e devolutiva de atividades, o choque de realidade com a docência, inexistência de
internet e ambiente propício ao estudo, a exclusão digital e a busca de estratégias para cativar
os estudantes às aulas”. E em relação a “contribuir com as proposições de ações alimentadoras
da indução profissional de iniciantes no contexto da rede”, estas se expressam nas “sessões de
formação que mobilizaram a retomar os elementos desafiadores de ingresso e permanência na
profissão, potencializaram a criticidade, a reflexão, a capacidade auto formativa, autoral e a
reinvenção das participantes”. Diante do exposto, explicitamos a inexistência de política de
indução profissional na rede para os iniciantes. Nesta ausência, estes profissionais vão
alimentando, em processo solo, a constituição de suas imersões na docência, sem um projeto
formativo que subsidie seus fazeres, com vistas à consolidação da política de formação
continuada na rede municipal. Logo, os saberes docentes produzidos na contingência
pedagógica mostraram-se fomentadores de mobilizações para o desenvolvimento profissional
docente, quando emergiram, enquanto respostas, ao enfretamento das necessidades formativas
dos professores iniciantes, bem como nutriram a expertise destes profissionais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1525198 - MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
Interna - 2299922 - CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
Externa à Instituição - MARLI AMÉLIA LUCAS DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 28/10/2022 08:46
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