SENTIDOS DE CRIANÇA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL ENTRE
OS/AS PROFESSORES/AS: CARTOGRAFIAS E LINHAS PARA PENSAR A
RELAÇÃO COM OS APRENDERES E FAZERES PEDAGÓGICOS.
Criança; Infância; Educação Infantil; Fazeres pedagógicos.
Historicamente a criança e a infância foram conceituadas a partir de diferentes óticas o
que fez com que surgissem estudos oriundos dos diferentes ramos da ciência. De acordo
com Tebet (2017) a infância é vista por alguns estudiosos como etapa de vida, por outros
como dispositivo que sempre vai existir, alguns a concebem como um discurso, e ainda,
há aqueles que veem a infância como experiência. Destarte, temos como objetivo geral
cartografar sentidos produzidos pelos/as professores/as à criança, à infância e à Educação
Infantil, bem como sua relação com os aprenderes e fazeres pedagógicos no contexto da
Educação Infantil. E como objetivos específicos intencionamos mapear os sentidos
atribuídos pelos/pelas professores/as à criança, à infância e à Educação Infantil;
acompanhar os aprenderes e fazeres pedagógicos no contexto da Educação Infantil; e
problematizar os sentidos atribuídos pelos/as professores/as à criança, à infância e à
Educação Infantil e sua relação com os aprenderes e fazeres pedagógicos no contexto da
Educação Infantil. Para realizar nossas discussões tivemos como fundamentação teórica
Tebet (2017, 2018); Kohan (2002, 2014, 2017, 2020, 2021); Abramowicz (2009, 2010,
2018); Ariés (2017); Postman (1999); Deleuze (1992, 1997); Farias (2005); Guimarães
(2017); Oliveira (2011); Sheibe (2008), entre outros. Para realizar nosso estudo de
pesquisa nos apoiaremos no método cartográfico a partir dos estudos de Kastrup (2020)
e temos como instrumento de produção de dados as conversações embasadas em Sampaio
et. al (2018) e Ribeiro et al. (2018).