Banca de QUALIFICAÇÃO: ALMIR JOÃO DA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALMIR JOÃO DA ROCHA
DATA : 18/10/2022
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

TEM QUE SER UMA EDUCAÇÃO NOSSA”: caminhos e (des)caminhos na
construção de uma Educação Escolar Quilombola na comunidade quilombola Cabileira, Altinho-PE


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Escolar Quilombola. Educação Quilombola. Educação Decolonial.
Pensamento Decolonial.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

O presente texto é fruto da pesquisa de mestrado desenvolvida na Linha de pesquisa
Educação e Diversidade do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação
Contemporânea, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA-UFPE). Nela, temos como questão
problema: quais são as tensões e as possibilidades decorrentes da materialização da Política de
Educação Escolar Quilombola na comunidade quilombola Cabileira que apontam para a
construção de uma educação decolonial? Para nos ajudar a responder a questão-problema,
elencamos o seguinte objetivo geral: Compreender quais são as tensões e as possibilidades
decorrentes da materialização da Política de Educação Escolar Quilombola na comunidade
quilombola Cabileira que apontam para a construção de uma educação decolonial. E como
objetivos específicos: I) Historicizar as lutas dos povos quilombolas na construção de uma
política de educação própria; II) Identificar as tensões e as possibilidades que ocorrem entre a
escola e a comunidade para a construção de uma educação decolonial a partir da consolidação
da Política de Educação Escolar Quilombola e; III) analisar quais são os princípios da
educação escolar quilombola que estão em convergência com os saberes tradicionais da
comunidade. Nossa análise teve como abordagem teórica-metodológica o debate advindo das
reflexões do Pensamento Decolonial, os/as autores/as para esse debate foram: Quijano (1991,
2000, 2005); Mignolo (2008, 2010, 2020); Walsh (2008, 2009, 2019); Grosfoguel (2007,
2008); Maldonado-Torres (2007, 2008) e Dussel (1993, 2016), assim como assim
pensadores/as do Grupo Modernidade/Colonialidade (M/C) que ajudaram em nossa discussão
sobre a Educação Escolar Quilombola enquanto uma opção decolonial. O nosso objeto de
estudo nos levou para o desenvolvimento de um fazer decolonial (OCAÑA; LÓPEZ, 2019;
OCAÑA; LÓPEZ; CONEDO, 2018) que enquanto uma opção outra de fazer pesquisa, nos
possibilitou caminhar pela pesquisa bibliográfica e documental, pela etnografia decolonial e
pelas ações decoloniais do contemplar comunal, conversar alterativo e pela reflexão
configurativa. nosso contexto de pesquisa foi a comunidade quilombola Cabileira e a escola
Municipal Padre Anchieta, tendo como colaboradores 02 (dois) anciões,03 (três) lideranças e
(04) professores/as.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2572665 - MARIA FERNANDA DOS SANTOS ALENCAR - nullInterno - 2299920 - SANDRO GUIMARAES DE SALLES
Presidente - 1152014 - SAULO FERREIRA FEITOSA
Notícia cadastrada em: 04/10/2022 09:15
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